OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

PÁGINA DE DOMINGO "11 de setembro: a história da polêmica foto do homem se jogando de uma das torres gêmeas"

JORNAL DO GUMA
DA Redação Hypeness

A foto acabou se tornando uma das principais imagens do 11 de setembro, um dos momentos mais trágicos da história dos EUA

O mundo relembra os 20 anos do ataque 11 de setembro de 2001. Há precisamente duas décadas, a Al Qaeda cometeu o mais trágico e famoso atentado terrorista do mundo: as duas principais torres do World Trade Center, em Nova Iorque, foram derrubadas após uma colisão com aviões sequestrados pelos subordinados de Osama bin Laden.

Uma das imagens mais marcantes desse acontecimento marcante na história da humanidade foi a foto ‘The Falling Man’ (em tradução, ‘Um Homem em Queda’), que registra um homem se jogando de uma das torres. A imagem polêmica – que quebra a regra jornalística de não exibir cenas de suicídio – retrata o drama das 2.996 vítimas dos atentados de 11 de setembro.

Leia também: Último cão vivo que trabalhou nos resgates do 11 de setembro ganha festa épica de aniversário

Em uma incrível entrevista à BBC Brasil, o jornalista responsável pela foto, Richard Drew, relatou como foi o dia. “Eu não sei se estavam pulando por escolha própria ou se foram forçados a pular pelo fogo ou pela fumaça. Não sei por que fizeram o que fizeram. Só sei que eu tinha de registrar aquilo”, contou.

A polícia de Nova Iorque não registrou nenhuma morte como ‘suicídio’, afinal, todas as pessoas que pularam das torres foram forçadas por conta do fogo e da fumaça. Era a única alternativa: segundo registros do USA Today e do New York Times, algo entre 50 e 200 pessoas perderam a vida dessa forma naquele dia.

Confira mini-documentário da TIME sobre a foto:

“Muita gente não gosta de ver essa foto. Acho que as pessoas se identificam, e têm medo de ter de enfrentar a mesma decisão que ele algum dia”, completou o fotógrafo à BBC Brasil.

– 14 fotografias impactantes do 11/09 que você provavelmente nunca tinha visto até hoje 

Até hoje, não se sabe quem é o “Homem em Queda”, mas o fato foi investigado por uma incrível matéria da Esquire sobre o tema e virou até documentário. “9/11: The Falling Man” foi dirigido por Henry Singer e estreou em 2006.

Postagem Anterior Próxima Postagem