OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

11 curtas-metragens animados de terror para ver no YouTube

TV AVARÉ



Desde o início do cinema, os filmes e curtas de terror fazem um enorme sucesso. Ao trabalhar com o medo e a tensão psicológica, seja por meio de elementos reais ou sobrenaturais, o gênero é um dos mais assistidos no mundo.

Tanto as produções antigas, do século XX, como as mais atuais conseguem despertar nos(as) espectadores(as) a expectativa do que vai acontecer na sequência de uma cena e não apenas trabalhar com o “susto”. Ele, inclusive, não é um elemento crucial em filmes e curtas de terror.


História do terror


O primeiro filme de terror foi lançado em 1896, dando início a trajetória do gênero nos cinemas. A partir de então, o gênero ganhou força na indústria ao basear suas produções em temas que estavam em alta no mundo, como o assassinato da atriz Sharon Tate pela Família Manson, que inspirou o filme O Massacre da Serra Elétrica (1974).

A maioria das pessoas costuma associar o terror com o suspense e o horror, como se eles fossem um único gênero. Entretanto, essa é uma percepção equivocada, já que os 3 possuem particularidades.

O horror é baseado no que os críticos chamam de gore, que envolve violência explícita e muito sangue. Já o terror está ligado à apreensão de uma ameaça iminente, ou seja, gera uma tensão para saber qual será o próximo passo do serial killer, por exemplo, e, não necessariamente, provoca sustos.

Muito similar ao terror, o suspense traz elementos que também trabalham com mistério e criação de tensão. Contudo, com a necessidade criativa do mercado cinematográfico, foi preciso delimitá-lo como gênero.

Portanto, o terror sempre esteve associado a outros gêneros. Ele incorporou formas de trabalhar com o medo, a tensão e a expectativa, porém tem características próprias.

11 curtas-metragens animados

Para você que gosta de produções de terror, nós reunimos 11 curtas-metragens clássicos e contemporâneos para você assistir e, com certeza, criar grande expectativa. Confira os curtas abaixo.

Fonte: Reprodução

1. The Raven (2011)

Este curta é uma adaptação da obra O Corvo (1845), de Edgar Allan Poe. Nele, é contada a história de um corvo falante que vai ao encontro de um homem que perdeu a mulher amada e, aos poucos, está enlouquecendo.

Para assistir o curta é só clicar aqui. Ele é narrado em inglês com legenda fixa em espanhol e além disso é possível ativar as legendas automáticas do YouTube para português ou outros idiomas.

2. Alma (2009)

O enredo conta a história de Alma, uma garotinha que é atraída para uma loja de brinquedos mágicos ao perceber um boneco parecido com ela. Entretanto, ao entrar na loja, a menina percebe que os brinquedos têm péssimas intenções com ela.

Para assistir o curta é só clicar aqui. Ele não possui legenda e narração, apenas uma trilha sonora que compõe o ambiente assustador.

3. The Oval Portrait (2010)

O curta é uma adaptação do conto O Retrato Oval, de Edgar Allan Poe, com uma temática assustadora. O enredo consiste na apresentação do retrato de uma moça e as consequências horríveis causadas por ele.

Para assistir o curta é só clicar aqui. Ele também não possui narração e legenda, apenas trilha sonora.

4. Mickey Mouse: TheHaunted House (1929)

Para quem não sabe, o adorável e icônico personagem da Disney já estrelou filmes de terror no início do século passado. Nesta animação, Mickey vai parar em uma casa de beira de estrada, durante uma tempestade, e, nela, encontra com a Morte.

Para assistir o curta é só clicar aqui. A narração está em inglês e o YouTube disponibiliza a legenda em português ou outros idiomas.

5. Mickey Mouse – Pluto’s Judgement Day (1951)

Dessa vez Mickey está acompanhado do seu cachorro Pluto, personagem principal da animação. Depois de mais uma travessura contra gatos, Pluto leva uma bronca de Mickey e acaba sonhando com um inferno cheio de gatos o julgando por suas atitudes contra eles.

Para assistir o curta é só clicar aquiA narração está em inglês e não são disponibilizadas legendas.

6. Saka Men (2014)

A animação japonesa conta a história de uma esposa que advertiu o marido acerca de uma lenda da região onde moram. Ele não a ouviu e as consequências foram horríveis.

Para assistir o curta é só clicar aqui. A animação foi feita em stop motion e a narração está em japonês. O YouTube disponibiliza a legenda em português ou outros idiomas.

7. Vincent (1982)

O curta produzido pelo renomado diretor Tim Burton conta a história de um menino de 7 anos chamado Vicent que quer ser como Vincent Price (ator de cinema). Contudo, o menino lê obras de Edgar Allan Poe, o que causa, na mente da criança, confusão entre a realidade e o mundo criado por Poe.

Para assistir o curta é só clicar aquiA narração está inglês e possui legenda em português.

8. O velório (2019)

Este é um dos curtas brasileiros da lista. Produzido pelo Omelete, a animação vai retratar uma garotinha que vai a um velório e se depara com uma figura assustadora.

Para assistir o curta é só clicar aqui. Ele não possui narração e legenda, apenas trilha sonora.

9. Corujas (2019)

Este é o outro curta brasileiro da lista que também foi produzido pelo Omelete. A produção mostra um jovem que é perseguido por corujas em qualquer lugar. Ela utiliza um pouco o fator do horror para chocar o público.

Para assistir o curta é só clicar aqui. Ele não possui narração e legenda, apenas trilha sonora.

10. The Tell Tale Heart (1953)

O curta foi inspirado no conto O Coração Revelador, de Edgar Allan Poe, e vai retratar a história de um homem que assassina o velho com o qual convivia. Para aumentar a tensão psicológica, são adicionados elementos de horror e suspense.

Para assistir o curta é só clicar aqui. A narração está em inglês e o YouTube disponibiliza a legenda em português ou outros idiomas.

11. Dream Catchers (2014)

Este curta também é brasileiro e foi desenvolvido para um Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade Méliès. A animação aborda a temática do pesadelo, mostrando como pode ser assustador quando um pesadelo se torna realidade.

Para assistir o curta é só clicar aqui. Ele não possui narração e legenda, apenas trilha sonora.

Conteúdo extra

Além de inspirar histórias de vários curtas-metragens, as obras de Edgar Allan Poe inspiraram a construção de um HQ de terror chamado Lenore. Baseada na personagem dos poemas de Poe, Lenorea HQ vai contar a história de uma menina zumbi.

Clique aqui para assistir à série completa, com áudio em inglês e legenda em português, ou outros idiomas, disponibilizada pelo YouTube. Se você quer saber mais sobre como o cinema trabalha com o fator do medo, leia o artigo A Construção do Medo no Cinema.

Tenho certeza de que você ficou curioso(a) para ver as produções. Deixe nos comentários qual curta você está com mais vontade de assistir!

No Canal do Ensino, leia também:

Postagem Anterior Próxima Postagem