OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

CHÁ COMIGO "CHÁS E INFUSÕES"

RECOMENDAÇÕES NO USO DOS CHÁS E INFUSÕES:


 • Lave em água corrente a parte fresca da planta medicinal a ser usada no chá.

 • Retire as partes que estejam queimadas ou velhas das folhas frescas.

 • Não utilize vasilhas de alumínio ou teflon para ferver qualquer planta medicinal, nem deixe colheres de metal dentro do chá. • Faça o chá em vasilhas de porcelana, vidro refratário, ágata ou esmaltadas.

 • Os chás devem ser preparados em doses individuais.

 • Evite misturar mais do que três tipos diferentes de plantas medicinais no chá.

 • Não consuma o chá junto com as refeições, mas sim uma hora antes ou depois. 

• Evite adoçar o chá com açúcar ou adoçantes. Consuma-o naturalmente. 

• Armazene as plantas secas em vidros escuros, de preferência âmbar, pois este material filtra bem a luminosidade, a luz pode desencadear a destruição dos princípios ativos. 

• Ao preparar o chá, consuma-o imediatamente. Não reutilize o mesmo chá caso queira consumi-lo no dia seguinte, pois a bebida entra em fermentação. 

• Fique atento às quantidades na preparação e consumo dos chás. O uso em excesso de certas substâncias pode acarretar no agravamento de determinadas enfermidades. 

• Gestantes devem ter cuidado redobrado no consumo de chás e infusões: algumas substâncias contidas nas plantas podem causar problemas na gravidez e prejudicar o desenvolvimento do feto. 

• A água para o preparo dos chás deve ser mineral ou filtrada. Evite usar a água da torneira, pois contém produtos químicos para tratamento.

 • O uso de chás é uma medida alternativa e não deve ser substituída pelas indicações de tratamento prescritas pelo médico. A consulta a um profissional da área da saúde é indispensável para um tratamento efetivo das doenças.

 • A maceração consiste em extrair das plantas as substâncias e os princípios ativos medicinais. Não deixe a planta exceder o tempo de maceração nem deixe por período inferior ao indicado. 

RECEITAS DE CHÁS E INFUSÕES QUE CURAM 

CHÁ DE ABACATEIRO Modo de preparo Coloque 1 colher de sopa de folhas picadas em 1 xícara de chá. Adicione água fervente. Deixe amornar até chegar à temperatura apropriada para beber e coe. Indicação Retenção urinária, afecções dos rins, cistite e uretrite. Modo de usar Beba uma xícara de chá de manhã e outra à tarde. 

CHÁ DE ALCACHOFRA Modo de preparo Coloque para ferver 1 colher de sopa de folhas secas picadas para 1 xícara de chá de água. Deixe ferver por 5 minutos. Espere amornar até chegar à temperatura apropriada para beber. 

Indicação Distúrbios digestivos e hepáticos, controle do ácido úrico, colesterol e triglicerídeos. 

Modo de usar Beba uma xícara do chá duas ou três vezes ao dia. 

CHÁ DE ALECRIM Modo de preparo Coloque 1 colher de sobremesa de folhas secas em uma xícara de chá. Adicione água fervente. Deixe esfriar e coe. Indicação Escassez da bile, mau funcionamento da vesícula biliar. Modo de usar Beba duas ou três xícaras de chá no decorrer do dia. 

CHÁ DE ALECRIM E ERVA-CIDREIRA Modo de preparo Coloque 1 colher de sobremesa de folhas secas de alecrim e 1 colher de sopa de folhas picadas da erva-cidreira em uma xícara de chá. Adicione água fervente. Deixe amornar até chegar à temperatura apropriada para beber e coe. Indicação Enxaqueca. Modo de usar Beba uma xícara de chá antes ou depois das refeições. 

CHÁ DE ALFAVACA Modo de preparo Coloque 10 folhas em 1 xícara de chá. Adicione água fervente. Deixe esfriar e coe. Indicação Má digestão, flatulência e gases estomacais. Modo de usar Beba duas ou três xícaras de chá ao dia. 

CHÁ DE ALFAZEMA Modo de preparo Coloque 1 colher de sobremesa das pontas floridas secas em 1 xícara de chá. Adicione água fervente. Deixe amornar até chegar à temperatura apropriada para beber e coe. Indicação Flatulência, falta de apetite, menstruação escassa e gases estomacais. Modo de usar Beba o chá duas ou três vezes ao dia. 

CHÁ DE ALHO Modo de preparo Amasse um bulbo de alho em 125 ml de água. Deixe em maceração durante a noite e coe. Indicação Pressão alta Modo de usar Beba o macerado em jejum, pela manhã. Repita o tratamento e faça o controle da pressão. 

CHÁ DE AMEIXA Modo de preparo Coloque 3 ameixas sem sementes e amassadas, em 125 ml de água. Deixe em maceração durante a noite. Pela manhã coloque a maceração para ferver por 3 minutos. Deixe esfriar. Indicação Prisão de ventre ocasional. Modo de usar Beba o macerado frio em jejum e consuma as ameixas. 

CHÁ DE ARRUDA Modo de preparo Amasse em um pilão 1 colher de sobremesa de folhas. Coloque em 1 xícara de chá e adicione água fervente. Deixe em maceração durante a noite e coe. GRUPO ÚNICO PDF 9 Indicação Menstruação escassa. Modo de usar Beba o macerado em jejum, durante os 10 dias que antecedem a menstruação. 

CHÁ DE ASSA-PEIXE Modo de preparo Em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sopa de folhas bem fatiadas e adicione água fervente. Deixe abafar por 10 minutos e coe. Indicação Tosse, bronquite e gripe. Modo de usar Beba uma xícara de chá, de uma a três vezes ao dia. Pode ser adoçado com mel.

 CHÁ DE AVENCA Modo de preparo Coloque 1 colher de folhas em 1/2 litro de água fervente. Deixe esfriar e coe. Adoce com mel. Indicação Catarro bronquial, gripe e tosse. Modo de usar Beba uma xícara de chá duas vezes ao dia. 

CHÁ DE BARDANA Modo de preparo Coloque 1 colher de sopa de raiz em 1 xícara de chá de água fervente. Deixe ferver por 5 minutos. Mantenha em maceração por 10 minutos e coe. Indicação Depurativo e diurético. Modo de usar Consuma a raiz cozida e beba uma xícara de chá, três vezes ao dia, fora das principais refeições. 

CHÁ DE BOLDO DO CHILE Modo de preparo Coloque 1 colher de sobremesa de folhas secas picadas em 1 xícara de chá. Adicione água fervente. Deixe amornar até chegar à temperatura apropriada para beber e coe. Indicação Afecções do fígado, cólicas hepáticas, estimulante da secreção biliar, normalizar a insuficiência hepática, dores biliares e transtorno gastrointestinal. Modo de usar Beba uma xícara de chá antes das refeições e à noite, ao deitar. 

CHÁ DE BORRAGEM Modo de preparo Coloque 1 colher de sopa de folhas e flores em 1 litro de água. Deixe em maceração por 45 minutos. Coe e adoce com mel. Indicação Tosses secas e persistentes Modo de usar Beba uma xícara do macerado a cada 2 ou 3 horas. 

CHÁ DE CABELO DE MILHO Modo de preparo Coloque 1 colher de sopa de cabelo de milho em 1 xícara de chá. Adicione água fervente. Espere amornar até chegar à temperatura apropriada para beber e coe. Indicação Acido úrico, retenção de urina, afecções da bexiga e inflamação nos rins. Modo de usar Beba três xícaras de chá ao dia, ingerindo de meia em meia xícara no decorrer do dia. 

CHÁ DE CAJUEIRO ROXO Modo de preparo Coloque 3 colheres de sopa de cascas quebradas em pequenos pedaços em 1/2 litro de água. Deixe cozinhar por 10 minutos e coe. Indicação Inflamação na garganta. Modo de usar Dilua uma parte do chá em uma parte de água e faça gargarejos por 3 minutos, quatro vezes ao dia. 

CHÁ DE CAMOMILA Modo de preparo Coloque 1 colher de sobremesa de flores secas em 1 xícara de chá. Adicione água fervente, deixe esfriar e coe. Indicação Cólicas estomacais, cólicas intestinais, gases estomacais e inflamações intestinais. Modo de usar Beba duas ou três xícaras de chá ao dia. 

CHÁ DE CANELA Modo de preparo Coloque 1 colher de sobremesa de cascas picadas para 1 xícara de chá de água. Deixe ferver por 2 minutos. Deixe amornar até chegar à temperatura apropriada para beber e coe. Indicação Estimulante da digestão Modo de usar Beba uma xícara de chá após as principais refeições. 

CHÁ DE CAPIM-SANTO Modo de preparo Corte 4 folhas frescas em pequenos pedaços. Coloque as folhas picadas em 1 xícara de chá. Adicione água fervente. Espere amornar até chegar à temperatura apropriada para beber e coe Indicação Ansiedade, nervosismo, estimulante do sono e contra a depressão. Modo de usar Beba duas ou três xícaras de chá ao dia. Pode ser consumido com gotas de limão e adoçado com mel. 

CHÁ DE CAPIM-SANTO, CAVALINHA E CARQUEJA Modo de preparo Coloque 1 colher de sobremesa de folhas secas do capim-santo, 1 colher de sobremesa de cavalinha seca e 1 colher de sobremesa de carqueja em 1 litro de água fervente. Deixe ferver por 5 minutos. Deixe amornar até chegar à temperatura apropriada para beber e coe. Indicação Auxilia no emagrecimento. Modo de usar Beba o chá ao longo do dia com uma dieta balanceada.

Postagem Anterior Próxima Postagem