Portal Integra oferece informações sobre servidores e estrutura do IFSP

JORNAL DO GUMA
Da Assessoria

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) lança, no próximo dia 18 de outubro, às 10h, o Portal Integra, que possibilita a consulta não só ao currículo de quase cinco mil servidores especialistas, como também à estrutura e às tecnologias disponíveis para transferência no IFSP, além de outros serviços. O objetivo é facilitar parcerias entre a Instituição e os arranjos produtivos, sociais e culturais locais, bem como com o poder público.


O Instituto Federal, instituição de ensino pública, tem milhares de servidores especialistas, mestres e doutores, além de estudantes em diferentes níveis (ensino técnico, superior, especialização e mestrado) desenvolvendo pesquisas e trazendo soluções em diversas áreas. Do lado de fora do IFSP, há inúmeros profissionais buscando ideias para o aperfeiçoamento e expansão do seu negócio, visando ao desenvolvimento da sua região.

O IFSP tem como objetivos citados nos artigos 6º e 7º da Lei nº 11.892/2008 a geração de impacto positivo no desenvolvimento econômico, social e ambiental por meio dos resultados de projetos de pesquisa, extensão, desenvolvimento tecnológico e inovação que atendam às demandas da sociedade das regiões das 34 cidades onde atua por meios dos seus 37 câmpus oferecendo cursos presenciais.

O Integra vem facilitar o encontro entre os desafios e as soluções. Por meio da plataforma, é possível consultar o currículo de mais de 3.000 docentes e quase 2.000 técnicos administrativos do IFSP, que somam 1.637 servidores doutores; consultar os títulos da produção do IFSP: 58.495 produções bibliográficas e 10.693 produções técnicas; consultar informações sobre os mais de 100 laboratórios e seus equipamentos cadastrados e sobre as tecnologias disponíveis para transferência (são seis patentes já cadastradas).

Quaisquer interessados em conhecer a estrutura do IFSP, seus servidores, suas pesquisas e produções podem acessar o Portal Integra. Em menos de 24 horas, após o Portal Integra entrar em funcionamento, o Câmpus Sertãozinho do Instituto Federal recebeu o primeiro contato por meio da plataforma. Foram discutidas diversas possibilidades de parceria, que seguem em estudo, entre a empresa interessada, o Câmpus Sertãozinho e a unidade EMBRAPII do Câmpus Matão.

Lançamento

O lançamento virtual da plataforma contará com a presença do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFSP, Adalton Osaki, do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Eduardo Girotto, e do chefe de Planejamento Estratégico do IFRS, Rodrigo Noll, que desenvolveu a solução que está sendo adotada por diversos Institutos Federais. No lançamento, serão apresentadas as possibilidades de consulta dentro do Integra e de parcerias com o Instituto Federal de São Paulo.

Acompanhe o lançamento do Portal Integra, no dia 18 de outubro, no painel das 10h às 10h30 da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Canal Oficial do IFSP no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=jxXxfcZeIUI).

Acesse o Portal Integra em integra.ifsp.edu.br/.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O IFSP promove, entre os dias 18 e 22 de outubro, uma programação integrada totalmente virtual para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que neste ano tem como tema "A transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o planeta". As atividades são gratuitas e abertas a todos os interessados.

A SNCT tem por objetivo mobilizar a população em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Em 2021, o evento tem a proposta de mostrar a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento do país, oferecendo também uma oportunidade para a população brasileira conhecer e discutir os resultados, a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica, principalmente daquelas realizadas no Brasil, e suas aplicações.

Confira a programação da SNCT em www.ifsp.edu.br.