OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Recorde de endividados em São Paulo

JORNAL DO GUMA

Do Estadão

Internet

Nunca houve tantas famílias paulistanas endividadas como em setembro. No mês passado, a porcentagem de lares com alguma forma de dívida atingiu o recorde de 69,2%, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

O índice vem subindo há dez meses e, agora, mostra que sete entre dez famílias que vivem em São Paulo têm dívida. São 2,76 milhões de lares nessa situação. Em relação a setembro do ano passado, a alta foi de 10,7 pontos porcentuais.

Os números da capital paulista repetem uma tendência nacional. Pesquisa com dados de todo o País realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) mostra que o porcentual de famílias que disseram ter algum tipo de dívida a vencer (cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, prestação de carro e de casa) aumentou 1,1 ponto porcentual entre agosto e setembro, chegando a 74%.

Esse dado é 6,8 pontos porcentuais maior do que o de setembro do ano passado, no maior aumento anual em toda a série de pesquisa da CNC.

Quanto às dívidas em atraso, há uma discrepância entre os dados nacionais e os de São Paulo. Enquanto a pesquisa da CNC mostra uma redução de 25,6% em agosto para 25,5% em setembro no índice de inadimplência, a da FecomercioSP indica que o número de famílias paulistas inadimplentes passou de 18,8% para 19,0%.

Oferta abundante de crédito e juros ainda relativamente baixos favorecem a tomada de empréstimos pelas famílias. A pesquisa da CNC mostra também que as famílias vêm procurando prazos mais longos para a quitação de seus empréstimos.

Mas há também fatores preocupantes que podem estar estimulando as famílias a contratar dívidas.

A inflação em alta, associada à persistência de altas taxas de desemprego, reduz a renda real das famílias. O aumento da informalidade no mercado de trabalho é sinal de instabilidade da renda mensal de boa parte delas. E o auxílio emergencial ficou menor.

Empréstimos podem, pelo menos temporariamente, assegurar parte do poder de consumo de famílias que enfrentam esses problemas. Mas, em algum momento, empréstimos terão de ser pagos.

Postagem Anterior Próxima Postagem