OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Nasa lança espaçonave contra asteroide em missão de “defesa planetária”

JORNAL DO GUMA

Do Poder 360

A Nasa lança a missão Dart (Double Asteroid Redirection Test) para verificar se uma espaçonave consegue prevenir o impacto de um asteroide em potencial choque com a Terra. Será a 1ª tentativa de alterar o movimento de um corpo celeste no espaço. O foguete SpaceX Falcon 9 decola da Califórnia.


herokuapp.com

Em cerca de 10 meses, a espaçonave lançada colidirá deliberadamente contra o alvo. É descrita como uma “defesa planetária”. Por enquanto, não se conhece nenhum asteroide que esteja na direção da Terra, mas a missão pretende preparar a Nasa para essa possibilidade.

A missão Dart da Nasa é a 1ª tentativa de testar se essa é uma estratégia realista e vai investigar se uma nave espacial pode navegar autonomamente até o alvo e colidir intencionalmente com este, assim como medir o quanto foi desviado.

O alvo da Nasa é o sistema Didymos, um par de asteroides. O menor é o Dimorphos, com 163 metros de diâmetros, enquanto o maior é conhecido como Didymos, com 780 metros de diâmetro. Nenhum deles representa um perigo real para a Terra.

Cerca de 10 dias antes do impacto, um satélite miniaturizado, chamado LICIACube (Light Italian CubeSat for Imaging of Asteroids), vai se separar da nave principal, permitindo que as imagens do impacto sejam retransmitidas de volta à Terra.

Combinadas com observações de telescópios terrestres e uma câmera a bordo que captará os momentos finais antes da colisão, estas gravações deverão permitir aos cientistas calcularem o grau em que o impacto alterou a órbita de Dimorphos.

A expectativa é de que ele irá alterar a velocidade do asteroide menor em uma fração de 1% e modificar seu período orbital em torno do maior em vários minutos.

Postagem Anterior Próxima Postagem