OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Programa Senac de Aprendizagem abre oportunidades profissionais para jovens

JORNAL DO GUMA

Da Assessoria

    SENAC BOTUCATU (Arquivo)

            Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a taxa de desemprego entre os jovens de 18 a 24 anos ficou em 29,8% no final de 2020, com um aumento de 6% em relação a 2019. Esse índice é considerado o maior da série histórica, iniciada em 2012. De acordo com o próprio instituto, esse público também foi afetado pela pandemia de Covid-19.

            Para auxiliar o crescimento de contratações de jovens aprendizes, o Senac oferece o Programa de Aprendizagem, uma capacitação profissional pela qual os jovens podem ter sua primeira experiência no mundo corporativo. Vinculado à Lei da Aprendizagem, que determina que empresas de médio e grande porte contratem jovens de 14 a 24 anos incompletos, sendo um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários, o programa estimula os alunos a encontrarem soluções para situações-problema do cotidiano, que propiciem condições de um aprendizado amplo e significativo.

             “Ao integrar-se ao programa, a empresa, além de cumprir seu papel legal de contratante do aprendiz, é convidada a compartilhar experiências como parceira do Senac e atuar no processo de transformação do jovem, dando-lhe oportunidade de trabalho e ajudando-o a construir uma vida pessoal e profissional com mais oportunidades”, diz Tiago de Oliveira Soares, docente do Programa no Senac Botucatu.

O docente reforça que o Programa Senac de Aprendizagem contempla um conjunto de ocupações, propiciando aos aprendizes desenvolverem competências voltadas à profissionalização e cidadania, a partir da compreensão das características do mundo do trabalho e de seus fundamentos técnico-científicos. 

Um entre os inúmeros exemplos do sucesso deste programa é Luís Vinícius Santos, 28 anos, que trabalha há 10 numa rede de supermercados de Botucatu. Começou sua trajetória profissional como aprendiz e afirma que a qualificação foi determinante para seu crescimento.  “Eu era muito tímido, mas a oportunidade de lidar com pessoas durante o curso e a orientação dos docentes contribuíram para que eu desenvolvesse habilidades como relacionamento interpessoal, responsabilidade e liderança”, pontua.

O ex-aluno acrescenta ainda que, após o período do programa foi efetivado e com o passar do tempo se qualificando. Hoje é o responsável pela coordenação de cerca de 100 funcionários, além de ser o tutor dos jovens aprendizes que iniciam na empresa.

O programa propicia aos alunos que desenvolvam seus conhecimentos e empoderem-se de suas habilidades por meio de dinâmicas, rodas de conversa, vídeos, pesquisas e trabalhos em grupo. São 17 meses de treinamento com carga horária de 1.560 horas, das quais 480 são teóricas no Senac e 1.080 relativas à prática na empresa.

Outras informações sobre como participar do Programa Senac de Aprendizagem estão disponíveis no portal www.sp.senac.br/aprendizagem. A empresa deve contatar a unidade para verificar os documentos necessários. 

Serviço:

Senac Botucatu

Local: Rua Dr. Rafael Sampaio, 85, Boa Vista – Botucatu/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/botucatu

 

Novembro/ 2021

Postagem Anterior Próxima Postagem