OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

CNH vencida: veja o grupo que deve regularizar a habilitação até o dia 30

JORNAL DO GUMA

Da MOTOR SHOW

Os motoristas que tiveram a CNH vencida nos meses de março e abril de 2020 e ainda não renovaram o documento precisam regularizar a situação até 30 de dezembro de 2021.



Vale lembrar que a nova legislação definiu um cronograma completo (veja abaixo) para CNHs que tiveram vencimento a partir de 1º de março de 2020. O período para a regularização é feito com base no mês de vencimento do documento. Por exemplo, CNHs vencidas entre maio e junho de 2020 deverão ser renovadas até 31 de janeiro de 2022.

+ Licenciamento: dezembro é o mês de placas terminadas em 0

+ IPVA 2022: o que ocorre se atrasar ou não pagar o imposto?

+ IPVA 2022: saiba como parcelar o imposto em até 12 vezes

+ IPVA: qual o destino do dinheiro arrecadado pelo governo?

+ CNH será atualizada em 2022; veja como vai ficar o novo modelo

© Fornecido por Motor Show Foto: Divulgação

“Embora os prazos tenham sido suspensos em março do ano passado, o Detran-SP disponibilizou durante todo o período da pandemia a renovação de CNH por meio da plataforma online. Em apenas alguns cliques, de forma segura e sem burocracia, o motorista pode efetuar o serviço sem a necessidade de ir a um posto presencialmente”, destaca Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran-SP, em nota divulgada.

O que ocorre se não fizer a renovação?

Caso o motorista não renovar o documento no prazo correto, dirigir com CNH vencida é uma infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa para esse tipo de penalidade é de R$ 293,47, além de sete pontos na carteira.

Confira abaixo o passo a passo para renovar a CNH:

-A renovação da CNH pode ser feita de forma online pelo portal do Detran-SP, Poupatempo ou pelo app ou do Poupatempo digital. Para realizar o serviço, a pessoa não pode ter nenhum bloqueio no prontuário como suspensão ou cassação do documento.

-Se a pessoa optar por fazer o processo de forma presencial, deve ser feito agendamento no portal do Poupatempo – no posto que deseja ser atendido.

-Renovação das categorias C, D ou E: o primeiro passo é marcar exame toxicológico em uma das clínicas credenciadas (clique aqui).

-Para o condutor que vai renovar as carteiras de habilitação categorias A e B, selecione a data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Detran. No caso de profissionais que exercem atividade remunerada é necessário que se faça também o exame psicológico.

-Pague a taxa de emissão do documento no valor de R$ 107,00 (Banco do Brasil, Bradesco, Santander e casas lotéricas), que inclui o envio pelos Correios.

-A CNH no formato digital, que é válido em todo o país, é disponibilizada por meio do aplicativo da CDT (Carteira Digital de Trânsito), da Serpro (Empresa de Tecnologia da Informação do Governo Federal) disponível nos sistemas operacionais Android e iOS.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Ram lança linha 2022 das picapes 2500 e 1500; veja os preços

+ Avaliação: Chevrolet Spin é opção “barata” de sete lugares; vale a pena?

+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?

+ Avaliação: como anda a nova Fiat Strada com câmbio CVT

+ Quem está isento de pagar o IPVA 2022 em SP? Veja a lista

+ IPVA 2022 de São Paulo tem desconto triplicado; veja a tabela

+ Avaliação: Jeep Renegade Moab é diesel com preço de flex. Vale a pena?

+ IPVA 2022 mais caro em SP é de Porsche 918 Spyder (2015); veja o valor

+ Rodízio de SP está suspenso desde segunda (20); veja quando volta

+ Calculadora gratuita de IPVA: saiba quanto vai custar o seu imposto

+ IPVA 2022: saiba como parcelar o imposto em até 12 vezes


Postagem Anterior Próxima Postagem