OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

RETROSPECTIVA 2021 Prefeitura de Avaré promove novos investimentos em infraestrutura

  • Pavimentação, recapeamento e construção de escola foram algumas das ações em 2021

A Prefeitura da Estância Turística de Avaré promoveu novos investimentos em infraestrutura durante o ano de 2021.

O primeiro semestre foi caracterizado pelo início da pavimentação da Avenida Doutor Antonio Sylvio da Cunha Bueno, atualmente em andamento, e pela continuidade do asfaltamento em ruas do Loteamento Terras de São José.

O município também concluiu a pavimentação da Avenida Vereador Paulo Lopes Ward. Ligada ao Túnel Milton Monti, a via facilitou o acesso entre os bairros Vila Martins, Plimec e Água Branca, desafogando o trânsito e promovendo a integração da região.

Já as ruas da Vila Esperança foram integralmente recapeadas pela Prefeitura, bem como um longo trecho da Avenida João Victor de Maria.

Também foram pavimentadas as ruas Mário Milanello, localizada no Parque Santa Elizabeth, e João Cruz, no Jardim Presidencial.

Foi iniciada ainda a pavimentação de um trecho da Avenida Domingos Leon Cruz, localizada no Jardim Santa Mônica.

No momento, o empreendimento está em fase de desapropriação judicial e será reiniciado assim que a etapa for concluída.

O município também deu início à construção de um novo lago ornamental ao lado do Bertha Bannwart, que tradicionalmente recebe torneios de pesca realizados pelo município.

O projeto em execução contempla pista de caminhada, quiosques, jardinagem e iluminação em torno do novo e do antigo lago.

Outra obra de destaque foi a remoção do terminal urbano de ônibus então localizado na Avenida Major Rangel, que causava o estrangulamento do trânsito em uma das avenidas mais importantes da cidade.

O projeto da Secretaria de Planejamento e Transporte em andamento prevê a instalação de pontos de ônibus ao longo da via, além do uso do terminal urbano localizado junto à rodoviária.

Mudanças na demarcação viária também foram ações da pasta desenvolvidas em 2021. Foram instalados semáforos no cruzamento da Rua Domiciano Santana e Avenida Major Rangel, bem como novas placas.

Já a sinalização foi alterada com o objetivo de melhorar o trânsito na região central de Avaré.

A zona rural também foi beneficiada. Por meio de parceria com a Fazenda Milagros, a Prefeitura concluiu a pavimentação de um trecho da estrada vicinal AVR 040/169.

Além de melhorar o acesso às propriedades e a um empreendimento imobiliário na região, o objetivo é facilitar o escoamento da produção agrícola.

Outra grande obra de 2021 já está na fase final. É a escola municipal Professora Maria Pierina Domiciano Silvestre, que terá capacidade para atender aproximadamente 700 alunos.

Com área total de 2.966,79 metros quadrados, a unidade aguarda apenas ajustes técnicos para ser inaugurada pela administração municipal.

Já as obras da Arena de Eventos continuam a todo vapor no recinto da Emapa. Convênio com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias do Estado de São Paulo (Dadetur), o espaço terá capacidade para 40 mil pessoas, um dos maiores do país.

Manutenção

Por meio da Secretaria Municipal de Serviços, a Prefeitura manteve ainda em 2021 um cronograma permanente de manutenção da infraestrutura urbana e rural de Avaré.

Isso incluiu a execução da Operação Tapa-buracos em todas as regiões da cidade, bem como capina, limpeza de áreas públicas e recuperação de estradas rurais, entre outras demandas específicas como a limpeza no lago ornamental Berta Bannwart.

Pontes localizadas na zona rural também foram revitalizadas. Entre elas a Ponte Inglesa, localizada no bairro rural Andrada e Silva.

Visitada por turistas e utilizada por moradores da localidade, a estrutura instalada por volta de 1895 sobre o Rio Novo fez parte do leito da antiga Estrada de Ferro Sorocabana.

A Secretaria de Serviços instalou ainda duas novas pontes de madeiras nos bairros rurais Pedra Preta e Tameiros, entre outras ações.

Postagem Anterior Próxima Postagem