OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

DR AJUDA "Dicas para diminuir a celulite"

TV AVARÉ

Você tem celulite? Sabe o que é, graus e causa deste problema? Neste episódio a dermatologista Dra. Vivian Loureiro dá mais detalhes sobre o assunto.

Celulite é o que na medicina chamamos de Lipodistrofia ginóide.  É uma desordem metabólica do tecido adiposo, ou seja, uma alteração no depósito de gordura do corpo que está relacionada a dificuldade de drenagem acarretando acúmulo de líquidos em algumas regiões.

Se você tiver esse problema vai notar que a superfície da pele apresenta nodulações, depressões e retrações (furos) tornando sua pele parecida com uma “casa de laranja” e normalmente acomete mais algumas regiões que outras. As áreas mais afetadas são: quadril, nádegas, coxas e, eventualmente, no abdome e braços. 

Clinicamente a celulite é classificada em 4 graus: 

Grau I: corresponde à forma mais leve. A celulite aparece apenas durante a contração muscular ou pinçamento da pele. 
Grau II: o aspecto casca de laranja aparece quando a paciente está em pé, em repouso, sem fazer nenhuma contração.
Grau III: as nodulações e depressões são mais evidentes. 
Grau IV: é o estágio mais grave, frequentemente associado a problemas de circulação, inchaço e sensação de peso nas pernas.

Fatores associados

  • Sexo feminino
  • Peso (Ganho de peso)
  • Alimentação
  • Prática de exercícios físicos
  • Roupas apertadas
  • Tabagismo

Existem muitos outros fatores que podem estar relacionados a celulite como diabetes, excesso de colesterol no sangue e problemas hormonais. O mais importante é saber reconhecer o problema e principalmente entender o quanto a celulite está interferindo na sua autoestima e relacionamento social. Celulite não tem uma cura simples e definitiva, mas existem maneiras de suavizar o problema.

Para saber mais, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda.

Fonte: Brasil 61

Postagem Anterior Próxima Postagem