OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

OMS alerta que 'tsunami' de casos de Covid-19 provocará colapso de hospitais

JORNAL DO GUMA

De minutonoticia.com

(DA ANSA) - A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta quarta-feira (29) que o "tsunami de casos" de Covid-19 causado pela propagação simultânea das variantes Delta e Ômicron colocará os sistemas de saúde à beira do colapso. 
"Estou extremamente preocupado que a Ômicron, sendo mais transmissível e circulando ao mesmo tempo que a delta, esteja causando um tsunami de casos. Isso está colocando e continuará a exercer uma pressão imensa sobre os profissionais de saúde exaustos", 
disse o diretor da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ressaltando que 
"os sistemas de saúde estão à beira de um colapso".
O alerta foi feito durante coletiva de imprensa sobre a evolução da pandemia do novo coronavírus, transmitida online da sede da OMS, em Genebra.

Segundo Ghebreyesus, as variantes têm causado números recordes de infecções e o risco representado no mundo continua "muito alto".
"O risco global associado à preocupante nova variante continua muito alto. Evidências confiáveis mostram que a Ômicron tem uma vantagem de crescimento sobre a variante Delta, com capacidade de dobrar em dois ou três dias", 
acrescentou ele, observando que 

"há um rápido aumento na incidência de casos em várias regiões".

O diretor da OMS reiterou que, em decorrência do avanço da nova cepa, é preciso continuar com as campanhas de vacinação, priorizando as pessoas mais vulneráveis que ainda não estão imunizadas, e com as medidas de saúde pública, para evitar o colapso dos sistemas sanitários e se possam "manter abertas as sociedades".

Em praticamente toda a Europa, os países estão enfrentando o avanço da variante Ômicron, que é muito mais transmissível que a cepa dominante anterior, a Delta. No entanto, apesar de também apresentar aumentos, as mortes estão bem abaixo dos picos registrados nas últimas três ondas da doença.

O recrudescimento da pandemia no bloco, inclusive, tem feito diversos Estados-membros a reintroduzirem medidas protetivas para tentar evitar a propagação do novo coronavírus.

Ao todo, mais de 935 mil casos de Covid foram registrados em média todos os dias na última semana, de 22 a 28 de dezembro, em todo o mundo, ou seja, o maior nível já alcançado desde o início da pandemia, de acordo relatórios compilados pelas autoridades sanitárias de cada país.

União Europeia - Hoje, a União Europeia (UE) afirmou também que continua a "acompanhar de perto a situação, em particular no que se refere à proporção" das medidas contra a variante Ômicron.

De acordo com relatos de um porta-voz da Comissão Europeia à ANSA, quando os dados da Ômicron estiverem completos "espera-se que as medidas tomadas pelos países-membros voltem a convergir".
"É importante que haja coordenação nas medidas. Os nossos objetivos continuam a ser proteger a saúde, facilitar a circulação livre e segura e garantir o funcionamento do mercado interno",
 explicou a UE. (ANSA)
Postagem Anterior Próxima Postagem