OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Como se comporta a Ômicron nos vacinados? Eis oito sintomas comuns

JORNAL DO GUMA
Do Lifestyle ao Minuto

  • É o que refere um estudo norueguês.

© iStock

E

mbora a vacinação seja um escudo-protetor contra formas graves de coronavírus, a verdade é que não impede a infecção a 100%. Sendo assim, como é que a variante Ômicron atua em pessoas vacinadas?

 

Um estudo norueguês, publicado na revista Eurosurveillance e citado pelo The Sun, identificou os principais sintomas desta variante do SARS-CoV-2, tendo por base um surto relacionado com comemorações de Natal. Nessa altura, a Ômicron só existia há 10 dias.

Dos 110 participantes entrevistados, 81 contraíram Ômicron durante os festejos. A esmagadora maioria (mais de 95%) dos que estiveram nas festsa, em novembro de 2021, tinham sido vacinados com duas doses. 

Com base nestes dados, os investigadores apontam os oito sintomas mais comuns em vacinados e que, neste caso, afetaram 40% dos participantes entrevistados. 

1- Tosse (83%)
2- Pingo no nariz (78%)
3- Fadiga (74%)
4- Dor de garganta (72%)
5- Dor de cabeça (68%)
6- Dores musculares (58%)
7- Febre (54%) 
8- Espirros (43%)

Já os pesquisadores que trabalham no aplicativo do Estudo de Sintomas de Covid, promovido pela empresa de investigação científica Zoe, dizem que os principais sintomas em vacinados são:

  • Pingo no nariz (74%)
  • Dor de cabeça (68%)
  • Dor de garganta (65%)
  • Fadiga (64%)
  • Espirros (60%)
  • Tosse persistente (42%)
  • Rouquidão (38%)

Na última semana, recorde-se que a Zoe Covid Study, acrescentou um novo sintoma à extensa lista daqueles que são causados pela Covid-19: dor na região da coluna lombar (20%). Contudo, no início de dezembro de 2021, os médicos sul-africanos já haviam dito que a dor lombar era um dos sintomas da variante.

Os doentes infectados com a variante Ômicron podem ainda sofrer um conjunto muito amplo de sintomas, alguns dos quais invulgares, como suores noturnos, vômitos e diarreia, confusão mental, problemas de visão e oculares.

Postagem Anterior Próxima Postagem