OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Covid-19: Três dores no corpo que podem estar relacionadas à Ômicron

JORNAL DO GUMA

Do Lifestyle ao Minuto

Especialistas apontam que a tempestade de citocinas provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, por trás da doença da Covid-19, pode causar dor nos indivíduos infectados.

© Shutterstock

De acordo com o médico Charu Dutt Arora, do Instituto Asiático de Ciências Médicas, na Índia, a tempestade de citocinas desencadeada pela Covid-19 pode resultar em múltiplas dores. Sendo que tal ocorre porque a substância está ligada à inflamação e à ativação dos receptores de dor, explica um artigo publicado pelo jornal Metrópoles. 

 

Para o clínico três locais do corpo em especial estão mais suscetíveis a experienciar estas dores. Nomeadamente, os incômodos mais comuns verificam-se na região lombar e na cabeça - respectivamente 20% e 65% dos pacientes infectados com a variante Ômicron no Reino Unido experienciam os sintomas, acordo com as informações do aplicativo de monitoramento da doença Zoe COVID Symptom Study App. 

Adicionalmente, outra dor que aflige os infectados, mas menos frequentemente, é nos joelhos.

Arora refere que a dor muscular pode resultar da inflamação provocada pelas citocinas, e consequentemente pode sentir  dor nos ligamentos. 

Entretanto, o ortopedista Peter Whang, da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, confirma que de fato muitos pacientes com Covid-19 estão a reportar dores nos joelhos. 

Recordamos que os sintomas mais comuns do novo coronavírus continuam a ser corrimento nasal, dor de garganta, fadiga e espirros. Caso a dor lombar, de cabeça ou nos joelhos surja em conjugação com um desses sinais, recomenda-se que faça o teste de detecção da Covid-19. 

Postagem Anterior Próxima Postagem