OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Detran-SP alerta sobre golpes na internet no processo de habilitação

JORNAL DO GUMA

Da Motor Show

© Foto: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) alerta para golpes praticados pela internet em nome da autarquia.

As ações são praticadas por meio de sites e perfis falsos na web, os estelionatários oferecem supostos benefícios para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

+ IPVA 2022: o que ocorre se atrasar ou não pagar o imposto?

+ Quem está isento de pagar o IPVA 2022 em SP? Veja a lista

+ IPVA: qual o destino do dinheiro arrecadado pelo governo?

+ IPVA 2022 mais caro em SP é de Porsche 918 Spyder (2015); veja o valor

+ IPVA 2022 de São Paulo tem desconto triplicado; veja a tabela

O que oferecem?

Para quem deseja obter a primeira habilitação, os golpistas costumam oferecer aos candidatos a CNH sem a necessidade do cidadão realizar todas as etapas do processo como aulas (teóricas e práticas) e exames (teórico e prático), que são exigidos por lei. Em troca, o interessado deve efetuar o pagamento de um determinado valor para a emissão do documento.

“A população deve ficar alerta para golpes como esses. Para ser habilitado, o aluno deve obrigatoriamente passar por todas as etapas do processo de habilitação. Pelos canais oficiais do Detran-SP, o condutor pode também solucionar grande parte das pendências”, afirma o diretor-presidente do Detran-SP, Neto Mascellani, em nota divulgada. 

Como reconhecer um perfil falso?

Nas redes sociais, os perfis oficiais do Detran-SP possuem o selo de verificação, que comprova a originalidade do usuário. Para esclarecer dúvidas de cidadãos ou enviar uma solicitação via Facebook, Twitter ou Youtube, o perfil oficial é somente o @detransp. No Instagram, a conta verdadeira é a @detranspoficial.

Confira sempre as informações do perfil, como por exemplo: fotos do usuário, números de conteúdos postados, e as interações da página.

O Detran-SP ressalta que nenhum atendente da autarquia procura o cidadão pelas redes sociais de forma voluntária. Informações sobre dados bancários, número de WhatsApp também não são solicitados pelos atendentes.

Denúncia

Caso o cidadão desconfie de algum perfil, é possível denunciar ocorrências desse tipo no Disque Denúncia 181. O serviço é da Secretaria de Estado da Segurança Pública e o sigilo é absoluto. A denúncia também pode ser feita na internet, no site: www.webdenuncia.org.br.

Postagem Anterior Próxima Postagem