OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

NOTAS DO TURISMO PAULISTA Edição de 13 de fevereiro de 2022

JORNAL DO GUMA

Da Assessoria


  • Matérias publicadas em 42 jornais impressos no Estado de São Paulo, e mais 9 jornais eletrônicos. 

PIRACICABA (SP) 

     Além de ser importante em muitos aspectos, a cidade de Piracicaba tem vários atrativos turísticos, bem cuidados por sua Prefeitura. 

     O seu principal Posto de Informações Turísticas, desde 1980, funciona aos sábados, domingos e feriados num casarão restaurado, hoje também palco de exposições.  

     Trata-se de um prédio de antiga olaria do século XIX. 

     E, fica próximo da famosa “Rua do Porto”, local sempre em festas, onde diversos bares e restaurantes estão reunidos, com mesas e cadeiras às margens do rio Piracicaba, e onde os mais variados pratos de peixes são servidos. Visite e desfrute. 

Na foto de Prefeitura:   Parque da Rua do Porto, em Piracicaba.       

 

PARQUE DA RUA DO PORTO 

     “Parque da Rua do Porto”, em Piracicaba, possui mais de 200 mil metros quadrados e, no momento, está fechado sendo revitalizado. 

     Contém lago para atividade de canoagem ou lazer com pedalinho, pista para caminhadas e corridas, playground e teatro de arena.  

     É ponto de encontro da população, visitantes e turistas, além do fato de estar perto dos bares e restaurantes da famosa “Rua do Porto”.  

     Outra opção para o visitante é o Elevador Turístico batizado com o nome de “Alto do Mirante”. 

     Foi inaugurado em 2013, e se encontra sobre uma ponte, com uma vista privilegiada, das 10h às 18h, em fins de semana e feriados, sem cobrança de ingresso. 

Na foto da Prefeitura:   Em Piracicaba (SP), Elevador Turístico,      

 

LORENA (SP) 

     Eis uma cidade a meio caminho de São Paulo e do Rio de Janeiro. 

     Lorena teve a sua povoação iniciada no final do séc. XVII, após surgir como necessidade de apoio às expedições dos bandeirantes. 

     A povoação surgir em 1695, junto ao “Porto de Guaypacaré”. 

     Hoje, Lorena destaca-se por ser uma cidade referência em qualidade de vida, infraestrutura, capital humano e constante desenvolvimento e crescimento, conservando a sua identidade. 

     A sua boa e eficiente prefeitura está realizando o seu Cadastro Municipal de Cultura (já passou de 100 inscritos), e já terminou a pesquisa sobre a opinião de sua população sobre o turismo local. 

     Em Lorena ainda há o Horto Florestal criado em 1934, com uma área verde de 250 hectares. Mais informações (12) 3157-7665. 

Na foto de Aniello de Vita:   Lorena (SP).      

 

PARAGUAÇU PAULISTA 

     Situada no oeste do Estado de São Paulo, região rica em histórias e conquistas, temos Paraguaçu Paulista, uma Estância Turística oficial. 

     Já está em teste final, para reinauguração em março, o seu bonito Trem Turístico e Cultural Moita Bonita, velha “Maria Fumaça” que rodava nos antigos trilhos da saudosa Estrada de Ferro Sorocabana.    

     Paraguaçu Paulista ainda é palco de diversos eventos, como a Expo-Fest-Rodeio, reunindo rodeio, shows, produtos artesanais e agrícolas e exposição de animais. 

     Tem também, o Encontro Regional de Carros Antigos; a Festa das Nações; as competições de motocross e o Salão do Humor, reunindo cartunistas do Brasil e do exterior. 



Na foto:   Trem Turístico Moita Bonita, em Paraguaçu Paulista.     

 

PRINCESINHA DA ALTA SOROCABANA 

     Assim também é conhecida Paraguaçu Paulista, firmando-se no cenário turístico como polo de desenvolvimento em entretenimento cultural, natural, rural, culinária, artesanato e de lazer. 

    Águas quentes jorram de uma fonte natural, rica em flúor, dando origem ao Termas de Paraguaçu. 

     Águas de rios formam o maior lago da região que leva o nome de “Grande Lago do Parque Aquático”, com praia pública de areais brancas, servido ainda para opções de lazer e esporte. 

     Programe uma visita à Estância Turística de Paraguaçu Paulista. 

Na foto de Ken Chu:    Parque Aquático de Paraguaçu Paulista.      

                         (texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –fevereiro 2022) 



Veja as fotos citadas CLIQUE AQUI 

Postagem Anterior Próxima Postagem

INVISTA AQUI