OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

O que têm o sono e o sexo em comum - para além da cama

 JORNAL DO  GUMA

Do Lifestyle ao Minuto

Descubra as razões que explicam porque é que um sono de qualidade é o segredo para melhor sexo.



A

verdade é que, como o sexo geralmente é capaz de reduzir o estresse, pode ser considerado uma excelente atividade pré-sono." Quem o garante é a Emma - The Sleep Company.

 

Em comunicado, a empresa refere que "o estresse e a ansiedade estão entre os principais fatores modernos que contribuem para um sono ruim já que aumentam o estado de alerta e mantêm os nossos cérebros  funcionando enquanto tentamos adormecer". "Quando vamos para a cama a nossa cabeça continua solta em pensamentos, tornando mais difícil descansar a nossa mente. O sexo pode ajudar a mudar a nossa mentalidade, a relaxar e adormecer, permitindo que tenhamos uma boa noite de sono", acrescenta.

Mas como? Em 2016, um estudo realizado pela Universidade de Ottawa, no Canadá, citado pela Emma, analisou os resultados de 12 artigos escolhidos com base na relação entre o sexo e a gestão do sono/estresse. Esta investigação concluiu que o sexo antes de adormecer reduz o estresse devido à libertação de um hormônio específico: a oxitocina. Além de aumentar a sensação de conexão emocional e mental, esse hormônio também funciona como um regulador do estresse que nos faz relaxar e proporciona uma melhor qualidade de sono.

Outro estudo, que incluiu mais de 700 participantes com 18 anos ou mais, de ambos os sexos, demonstrou que um orgasmo antes de dormir pode ser benéfico para uma noite de sono repousante e tranquila. A maioria dos participantes indicou que sentiu um aumento na qualidade do sono ao atingir o orgasmo, tanto sozinho como com um parceiro.

Ao ter um orgasmo, o corpo também liberta hormônios: especialmente oxitocina e prolactina, que nos proporcionam uma sensação de prazer. Ter um orgasmo também pode ajudar a reduzir o nível do hormônio relacionado com o estresse, conhecido como cortisol. A combinação de todas essas alterações hormonais cria uma sensação de sonolência, tornando mais fácil adormecer.

Por outro lado, o sono também desempenha um papel importante na nossa sexualidade. "A atividade sexual promove a produção de hormônios importantes como a oxitocina e a prolactina, que proporcionam sensação de prazer e relaxamento", explica Verena Senn, neurocientista e especialista em sono da Emma - The Sleep Company. Ao mesmo tempo, os níveis de cortisol – o nosso hormônio do estresse – diminuem, tornando mais fácil adormecer. Já para os homens, não dormir o suficiente pode suprimir os níveis de testosterona, restringindo a libido e reduzindo o desejo sexual.

Além disso, a testosterona não aumenta apenas a nossa libido, mas também influencia a probabilidade de ter um orgasmo. Em consequência, é possível afirmar que o sono é importante para o nosso nível de testosterona que aumenta diretamente a libido para mais e melhor sexo.

Ter uma boa noite de sono para manter o nosso desejo e excitação sexual saudáveis é demonstrado por um estudo realizado por Kalmbach em 2015. O estudo incluiu 171 pessoas do sexo feminino nos Estados Unidos e concluiu que as mulheres aumentaram a sua possibilidade de iniciar relações sexuais em 14% por cada hora adicional de sono na noite anterior.

Mais: o sono também pode aumentar a confiança na nossa aparência, que desempenha um papel fundamental no nosso desejo sexual, e equilibra o sistema nervoso autônomo, tornando-o novamente mais propenso a ter orgasmos durante o sexo.

Se tudo isto não for suficiente para você, sete razões que explicam porque é que um sono de qualidade é o segredo para melhor sexo:

1- O sono aumenta a produção de testosterona e especialmente a masculina, o que aumenta diretamente a libido, ou seja, quanto mais horas de sono, maior a produção de testosterona;

2- O sono equilibra o sistema nervoso autônomo, o que, por sua vez, aumenta a probabilidade de ter um orgasmo quando fazemos sexo;

3- O sono aumenta a confiança e tem um impacto na nossa beleza e aparência, o que é um fator chave para que as mulheres se sintam confortáveis e desejem sexo;

4- O sono aumenta a criatividade, permitindo mais experiências na cama;

5- O sono aumenta os níveis de energia, o que pode afetar a resistência sexual;

6- O sono reduz os níveis do hormônio do estresse no corpo, o que nos permite focar menos nos nossos pensamentos e mais nos nossos corpos – um fator chave tanto no desejo de interação sexual quanto na nossa capacidade de atingir o orgasmo;

7- Dormir as horas de sono suficientes nos torna mais felizes e relaxados, promovendo uma conexão mais profunda.


Postagem Anterior Próxima Postagem

INVISTA AQUI