OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Projeto Guri abre período de matrículas

JORNAL DO GUMA
Da Assessoria
  • O programa de educação musical e desenvolvimento social dispõe de cursos gratuitos de música para crianças, adolescentes e jovens.


Avaré/SP

Vagas: 165

O polo oferece os cursos: coral juvenil, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, iniciação musical, clarinete, flauta transversal, saxofone, trompete, trombone, trompa, eufônio, tuba, percussão
Cursos com vagas disponíveis: coral juvenil, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, iniciação musical, clarinete, flauta transversal, saxofone, trompete, trombone, trompa, eufônio, tuba, percussão

Telefone: (14) 3733-5420

E-mail: polo.avare@gurionline.com.br     
                  
Funcionamento do polo: terças e quintas, das 08h às 11h; e das 13h30 às 17h30
Endereço do polo: Rua Ceará, 1507, Centro - Avaré/SP

A matrícula para novos alunos e alunas do Projeto Guri será realizada de 7 de fevereiro a 4 de março de 2022 nos polos do interior e litoral do Estado. O Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura – dispõe de 338 polos distribuídos em 282 municípios e oferece vagas em cursos gratuitos de música para crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos incompletos. A região de Sorocaba dispõe de 1.765 vagas.

O processo será realizado de modo presencial na maioria das unidades. Em alguns polos, porém, na impossibilidade de receber a comunidade no momento, haverá cadastro de interesse de modo online. Assim, antes de sair da casa, é indicado confirmar por e-mail ou telefone qual o sistema de inscrição (presencial ou virtual) está em vigor no polo de sua preferência.

Nos dois casos, as inscrições são realizadas por ordem de chegada.


Para participar do Projeto Guri não é preciso ter conhecimento prévio em música, nem possuir instrumento musical.

Informações importantes:

No formato de matrícula presencial, o responsável do candidato deve ir ao polo com os seguintes documentos: RG ou Certidão de Nascimento do candidato, RG do responsável, comprovante de matrícula no ensino regular e comprovante de endereço.

No formato de cadastro de interesse online, o responsável preenche o formulário no site do Projeto Guri e aguarda a confirmação por e-mail do número de matrícula e das instruções de acesso ao Portal do Aluno.

NNos dois formatos, após a confirmação da matrícula, o aluno acessa o Portal do Aluno e anexa os documentos solicitados. O preenchimento do Questionário Social também é parte integrante do processo de ingresso; 

Sobre a idade, é preciso ter de 6 a 17 anos e 11 meses até o dia 1º de março, para alunos ingressantes no primeiro semestre; e até o dia 1º de setembro para ingressantes no segundo semestre.

· Tabela com a faixa etária mínima para ingresso em cada curso:

 


As faixas etárias acima indicam as idades apropriadas para o início em cada curso considerando razões de caráter pedagógico. 


Aulas no Projeto Guri

O início das aulas depende do retorno de cada polo e da data de matrícula. Assim, é preciso aguardar o contato da coordenação do polo.

As aulas devem ocorrer de modo presencial, de maneira progressiva, atendendo à deliberação do Governo do Estado de São Paulo  e a autorização prévia de cada cidade. As famílias receberão as informações necessárias com antecedência, cientes de que todas as medidas de segurança estão sendo tomadas, visando a saúde e o bem-estar dos Guris, familiares, empregados, empregadas e comunidade.

Polo Avaré

Vagas: 165

O polo oferece os cursos: coral juvenil, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, iniciação musical, clarinete, flauta transversal, saxofone, trompete, trombone, trompa, eufônio, tuba, percussão
Cursos com vagas disponíveis: coral juvenil, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, iniciação musical, clarinete, flauta transversal, saxofone, trompete, trombone, trompa, eufônio, tuba, percussão

Telefone: (14) 3733-5420

E-mail: polo.avare@gurionline.com.br                       
Funcionamento do polo: terças e quintas, das 08h às 11h; e das 13h30 às 17h30
Endereço do polo: Rua Ceará, 1507, Centro - Avaré/SP

Projeto Guri: mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos no curso de luteria, nos Grupos de Referência e nos polos da Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Todos os polos de ensino são geridos pela Santa Marcelina Cultura. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 900 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Santa Marcelina Cultura: eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa que atua com a missão de formar pessoas. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo, da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim), do Theatro São Pedro e do Projeto Guri no Interior, Litoral e Fundação Casa. O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a Santa Marcelina Cultura desenvolve um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

 

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)  imprensaculturasp@sp.gov.br
Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

 

Postagem Anterior Próxima Postagem

INVISTA AQUI