OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Rosane Gauss expõe no "22 por 22 - Centenário Semana de Arte Moderna"

Foto: Rede social de Rosane

Até o dia 28 de fevereiro de 2022 você confere a exposição virtual 22 por 22 - Centenário Semana de Arte Moderna pelo link: https://peopleartfactory.com/g/DD2LI0A309cc2AkcADbo
A Semana de 22 aconteceu em São Paulo, em fevereiro de 1922 no Teatro Municipal, reunindo pintura, escultura, poesia, literatura e música. Proponha uma tradição com tradição acadêmica, a liberdade da influência europeia e busca pela valorização de uma identidade brasileira que fosse legitimamente. O modernismo brasileiro tem nomes consagrados, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Víctor Brecheret, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Picchia, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Heitor Villa-Lobos, Tácito de Almeida, Di Cavalcanti, Agenor Fernandes Barbosa, Tarsila do Amaral, dentre outros.

Singular para o público curtir e repensar a Semana de 22 , seu legado artístico e cultural que o movimento nos deixou.
Sem dúvida, será um passeio divertido no aprofundamento desses acontecimentos e das relações entre o que é conhecido e que foi recriado.

Waldo Bravo | artista-curador e arte-educador

Trabalho Ruptura n°1 
Pedra granitoide e correntes de ferro.

Foto: Rede Social

O trabalho traz a questão da Ruptura com a quebra da estrutura rígida e mudança da forma. Metáfora visual dos conceitos que permearam a Semana de Arte de 22 como, as propostas de rompimento com o passado, com as tradições da arte clássica e com as correntes europeias.

Essa série de trabalhos Rupturas expõe minha admiração pela força e perseverança que todos esses artistas e também outros profissionais, tiveram que ter em todos os períodos da historia. Pessoas com o olhar para frente do seu tempo, com propostas inovadoras, quebrando barreiras imensas, vencendo preconceitos e conseguindo a transformação do olhar do público e da crítica para o Novo.
Não se deixaram intimidar pelas dificuldades e não fracassaram em suas linhas de pensamento e seus pactos com o trabalho.
Sempre inspirada com essa coragem... para romper limites.
Gratidão pela liberdade que nos trouxeram! 

Rosane Gauss

Rosane Gauss

Artista Visual, nasceu em Avaré, SP, em 1961, onde vive e trabalha.Se formou em Educação Artística, FREA, em 1981. Realizou diversos cursos para sua formação em artes, alguns muito importantes para o desenvolvimento do seu olhar com as questões artísticas como os que fez com a Dra Anna Barros, Daisy Piccinini, Ubirajara Ribeiro e Alberto Kaplan. O aprendizado maior acontece na prática e pesquisas em seu atelier na busca contínua de um trabalho consistente.
Seu corpo de trabalho até hoje é resultado da observação, de sua percepção e pesquisa com as questões da natureza e do espaço que a insere: suas formas, planos de cor, transparências, sombras e luzes, luminosidade, apagamentos, movimentos, como também as problemáticas que a envolve e a modifica. Realizou e realiza trabalhos com diferentes linguagens, que materializam muitas dessas questões, no bidimensional e tridimensionais, em vídeos, objetos, instalação com luz artificial e luz natural com suas sombras, aquarela sobre papel e acrílica sobre tela, técnicas que há anos direciona uma atenção especial. Seu interesse maior é buscar a luz por meio da sensação, vibração e contrastes das cores, pesquisar e trazer uma luz difusa sobre um plano com sombra, explorar os movimentos para construção das formas e cores, também pesquisar as formas das sombras no espaço iluminado.

Sobre a exposição
Postagem Anterior Próxima Postagem