OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Skip-care: dermatologista dá dicas de rotina minimalista para cuidados com a pele

JORNAL DO GUMA
Da Assessoria

 Segundo a dermatologista Julyanna do Valle, o termo em inglês sugere simplificar as etapas dos cuidados com a pele, mas mantendo os benefícios através de produtos multifuncionais


Há algum tempo a internet foi inundada de vídeos das rotinas de skincare das mulheres coreanas, conhecidas como K-Beauty, que continham dez passos ou mais. Porém, quando lidamos com a rotina de mulheres reais a maioria das pessoas não tem tempo para essa rotina exaustiva duas vezes ao dia. “Assim surgiu o skip-care, um termo em inglês que sugere pular etapas da rotina sem abrir mão dos benefícios utilizando produtos multifuncionais”, explica a médica dermatologista Julyanna do Valle.


Segundo ela, o passo mais importante para se adequar ao skip-care é consultar um profissional para identificar qual o tipo de pele da paciente e entender quais são os problemas que mais incomodam. “Alguns problemas mais comuns são as manchas, espinhas, rugas, oleosidade ou ressecamento da pele, e depois vamos conseguir indicar os melhores produtos. As etapas básicas das quais não podemos abrir mão em uma rotina são: limpeza, hidratação e fotoproteção”, diz.


O segredo para isso está em utilizar produtos multifuncionais, o que pode até diminuir esse processo para duas etapas. “Já temos disponíveis no mercado filtros solares com ação hidratante, hidratantes com ação contra manchas, ou com secativo, entre outras opções. E são os produtos multifuncionais que ajudam a reduzir esses passos e tornar a rotina mais simples. Mas com essa multifunção, é preciso cuidado com indicações. Existe risco em usar qualquer produto, por isso é importante passar por uma avaliação do que é mais indicado para cada tipo de pele”, pontua.


Procedimentos potencializam os cuidados em casa


Além disso, Julyanna indica a consulta dermatológica para que o especialista também possa sugerir tratamentos que potencializam os resultados da rotina minimalista. Esses procedimentos ajudam a manter a pele mais uniforme, com poros mais fechadinhos e deixam a pele com o efeito glow, mais lisinha por mais tempo e ajuda a simplificar o skincare em casa. “O Lavieen, por exemplo, tem tido muito destaque no mercado porque cria o Efeito BB Cream. Ele é um laser fracionado e não ablativo que transfere energia térmica das camadas inferiores da pele, sem afetar a camada superior, ou seja, exigindo pouco tempo de recuperação”, explica a médica.


Ao longo das sessões, já é possível perceber a pele com mais viço, mais lisinha e mais homogênea. Ele contribui no rejuvenescimento, melhorando a aparência geral da pele, as rugas finais, diminuendo a aparência dos poros, melhorando as discromias e as irregularidades de pigmentação da pele, além de estimular colágeno. Ele pode ser usado no rosto, no colo e nas mãos.


Dicas de rotina minimalista para cada tipo de pele


Peles secas: É indicado usar sabonete para peles sensíveis aplicar protetor solar com ação hidratante pela manhã. Os protetores em creme hidratam mais a pele. À noite, é indicado fazer a limpeza e usar hidratante com ação calmante junto com produtos antienvelhecimento com ação própria para pele sensível ou pele seca.


Peles com manchas de acne ou melasma: O indicado é fazer a limpeza com sabonete específico para essa pele, usar protetor solar com ativos para melhorar as manchas, inclusive já existem alguns protetores solares com ação clareadora. À noite, a médica indica usar hidratantes com vitamina C ou ácido glicólico, que vão rejuvenescer e clarear as manchas.


Peles oleosas: Pela manhã, é indicado usar sabonete próprio para a pele oleosa e aplicar filtro solar em gel, que geralmente é mais seco e tem alguns componentes que ajudam a manter a pele mais seca ao longo do dia. À noite deve ser usado hidratante próprio para a pele oleosa.


“O segredo de uma boa rotina é continuidade, então tem que fazer sempre. Fazer de vez em quando não traz tanto resultado, então o paciente precisa se cuidar todos os dias e a simplificação ajuda muito a deixar mais fácil a adaptação dentro da sua rotina diária à noite e de manhã. A frequência de uso dos produtos é fundamental”, finaliza Julyanna do Valle.

Postagem Anterior Próxima Postagem