OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Tudo indica que o Orkut vai voltar

JORNAL DO GUMA

Do Alto Astral

Fenômeno nos anos 2000, o Orkut foi uma das primeiras experiências de rede social que brasileiros vivenciaram. Isso porque, a ferramenta foi a pioneira para muitas interações que hoje existem em ferramentas atuais como grupos — que no Orkut eram comunidades, quem lembra? Com a popularização do Facebook aqui no Brasil, a rede entrou em desuso, sendo descontinuada em 2014. 

Mas, ao que tudo indica, o Orkut vai voltar. O site Orkut.com foi reativado pelo seu criador, o programador turco Orkut Büyükkökten e junto da reativação, veio um comunicado em inglês, dizendo que “está trabalhando em coisas novas”.

Confira abaixo o comunicado em português:

“Olá! Sou o Orkut. 17 anos atrás eu criei uma pequena rede social enquanto eu trabalhava no Google como engenheiro de software. Em apenas alguns anos, essa rede social se tornou o orkut.com com mais de 300 milhões de usuários.

Acredito que o orkut.com encontrou sua comunidade porque reuniu tantas vozes diversas de todo o mundo em um só lugar. Trabalhamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde o ódio e a desinformação não fossem tolerados. Nos dedicamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde você pudesse conhecer pessoas reais que compartilhavam seus mesmos interesses, não apenas pessoas que curtiram e comentaram em suas fotos.

O mundo precisa de gentileza agora mais do que nunca. Há tanto ódio online nos dias de hoje, e nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e bem escassas. Sempre acreditei que uma amizade é mais do que um pedido de amizade, e dediquei minha vida para ajudar milhões de vocês a construir conexões autênticas com seus vizinhos, familiares, funcionários e os belos estranhos que entram em suas vidas.

Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Elas devem proteger nossos dados, não vendê-los. Elas devem nos dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula. Eu quero que você seja capaz de ser o seu verdadeiro eu, online e offline. Eu quero que você seja capaz de fazer conexões duradouras. Eu quero ajudá-los a fazer isso com todo o meu coração.

Eu sou uma pessoa otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!”

Newsletter para interessados:


No site, Orkut também deixou um campo para que usuários possam cadastrar seus e-mails para receber novidades em primeira mão.

Inscreva-se abaixo para receber atualizações e seja o primeiro a saber.

 

Continue sendo quem você é,


E aí, você acha que o Orkut será mais uma tendência dos anos 2000 sendo revisitada nos dias atuais? O que não dá para negar é que bateu aquele sentimento de nostalgia.
Postagem Anterior Próxima Postagem

INVISTA AQUI