OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Flexitarianos: hambúrguer em pó amplia o menu Food Service com inovação e sustentabilidade

São Paulo, agosto de 2022 – Os flexitarianos – pessoas que procuram reduzir o consumo de carne no dia a dia – são um mercado consumidor em ascensão. Porém, nem todos que consomem menos proteína animal o fazem devido ao gosto, dado que os motivos se concentram em outros fatores, como a busca de uma alimentação saudável ou por um modo de vida mais sustentável, causando menos impactos ambientais.


JORNAL DO GUMA

Da Assessoria

Com variedade de proteínas vegetais que promovem experiência semelhante às proteínas animais, tanto em sabor quanto em textura, os alimentos plant-based ou carne vegetal visam atender os flexitarianos, bem como vegetarianos e veganos. Para fortalecer as opções de alimentos do setor de Food Service, a Ajinomoto do Brasil está lançando o Mix para Preparo de Hambúrguer Vegetal TERRANO®, nos sabores carne e frango.

Inovador, prático e saboroso, o produto surge com a proposta de auxiliar os donos de restaurantes, lanchonetes, bares e outros estabelecimentos a ampliarem as opções do cardápio, de forma rápida e versátil. A gerente de marketing da Ajinomoto® Food Service, Eliane Mello, contextualiza o cenário sob a perspectiva do mercado Food Service e dos consumidores da alimentação plant-based.

“Segundo pesquisa realizada pela FAIRR 2019 e 2020, 57% dos restaurantes do mundo oferecem ao menos uma opção plant-based no menu. Devido à pandemia surgiu a necessidade de aumentar possibilidades de consumo. Contudo, os dados informam que apesar dos brasileiros consumirem tais alimentos, 51% dizem não encontrar alternativas vegetais nos lugares onde fazem suas compras, sendo uma barreira para incorporá-las em suas dietas regularmente”, informa Eliane.

Desta maneira, o Mix para Preparo de Hambúrguer Vegetal TERRANO® apresenta ao mercado uma forma prática e saborosa de preparar alimentos por meio do mix em pó, que pode ser moldado para diferentes tipos de refeições, como hambúrguer, kafta, recheios, salgados – entre outros. “Combinamos o melhor da carne animal em um produto 100% proteína vegetal, com a presença do mesmo sabor, textura e odor. Por meio deste lançamento, reforçamos nosso compromisso em oferecer uma alimentação saudável e equilibrada para a sociedade, sem renunciar ao sabor”, ressalta Eliane.

De fácil armazenamento e sem necessidade de refrigeração, o produto é simples de preparar, basta a ativação de água gelada para moldar e usar como desejar. “O Mix para Preparo de Hambúrguer Vegetal TERRANO® é destinado ao mercado de Food Service e apresenta versatilidade para a elaboração de diversas receitas, por ser em base de pó granulado. Assim, o operador pode incluir em pratos simples do dia a dia e nos mais elaborados, como o fricassé”, explica a gerente de marketing da Ajinomoto® Food Service.

Inovação e Saudabilidade

A elaboração e desenvolvimento do produto, nas duas versões, foi realizada pelo Centro de Tecnologia de Alimentos da Ajinomoto do Brasil, localizado na unidade de Limeira, interior de São Paulo, considerando características sensoriais e nutricionais com base nos pilares de qualidade do Grupo Ajinomoto. Foram aplicadas pesquisas com consumidores flexitarianos, que evidenciaram a importância dos atributos sensoriais de textura e sabor agradável para este público.

Sobre a área de Food Service

A área oferece um mix de produtos versáteis e práticos de alta performance em rendimento e rentabilidade, destinados a estabelecimentos voltados à alimentação fora do lar, como restaurantes, bares, hotéis e padarias. Entre os produtos estão o realçador de sabor AJI-NO-MOTO®, os temperos HONDASHI®, SABOR A MI®, AJI-SAL®, Tempero e Caldo SAZÓN® Profissional, Mistura Completa para Milanesa Ajinomoto®, molhos branco bechamel e escuro demi-glace, amaciante de carne, molho e extrato de tomate, creme de cebola, SATIS!® molho shoyu e barbecue, a linha Mix para Preparo de Hambúrguer Vegetal TERRANO®, azeite de oliva extra virgem TERRANO® e azeite de oliva tipo único TERRANO®  (os três últimos também estão disponíveis para o varejo), condimento preparado HARMONIX-F® e purê de batatas instantâneo. Confira o portfólio completo de produtos, dicas de receitas para variar seu cardápio e outras soluções no site www.ajinomotofoodservice.com.br.

Sobre a Ajinomoto do Brasil

Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, Receita de Casa™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO®, VONO® Proteína e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e MID ZERO™, o azeite de oliva extra virgem TERRANO®, o azeite de oliva tipo único TERRANO® e a linha TERRANO® Veggie Burger, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10,2 bilhões e nacional de R$ 3 bilhões no ano fiscal de 2021. Atualmente, está presente em 36 países, possui 120 fábricas e cerca de 33 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.

Postagem Anterior Próxima Postagem