OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Procure um médico (o quanto antes) se tem estes sintomas ao despertar

Podem ser sinais de problemas de saúde...
  • sono é essencial para o bem estar e saúde física e mental. Porém, se mesmo depois de dormir as horas indicadas, acorda cansado ou sonolento, é muito provável que algo de errado se passe.

JORNAL DO GUMA
LIFESTYLE SAÚDE

 

Deve, por isso, "observar se os sintomas se repetem todos os dias. Esse será um indicador de que o desconforto se deve a algo mais grave do que a má postura ou certos hábitos noturnos", explica Gemma Pidemunt, médica especialista em traumatologia, citada pelo portal MegaNotícias.

Veja abaixo os sintomas que não deve mesmo negligenciar:

1- Dormência nas mãos

Acorda com a mão complemente dormente e com uma sensação de formigamento? A princípio, não há motivo para alarme. O mais provável é ser o resultado de má postura durante o sono.

"Habitualmente, tem origem neurológica. Ou seja, um nervo pode ter sido comprimido durante a sua trajetória desde a medula espinhal ao nível das vértebras cervicais até a própria mão", 

esclarece a médica. A boa notícia é que a condição pode ser revertida caso a pressão no nervo seja diminuída.

2- Sensação de formigamento nas pernas

Menos comum do que a dormência nas mãos, esta sensação deve ser levada muito a sério caso ocorra com frequência. Segundo Gemma Pidemunt, formigamento nas costas, na lateral da perna ou até na planta do pé não deve ser ignorado.

"É preciso estar atento e consultar um especialista se esse formigamento for acompanhado por dor ou se se mantiver ao longo do tempo, pois podem ser patologias como hérnia de disco, ciática ou uma doença lombar degenerativa", 

alerta. 

3- Suor excessivo

Pode ser sintoma de refluxo gastroesofágico ou de apneia do sono. Nas mulheres, o mais provável é tratar-se de um sintoma de menopausa.

Postagem Anterior Próxima Postagem