OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Quem é Giorgia Meloni

Giorgia Meloni é uma política italiana de 45 anos que, entre os principais pontos, destaca-se por suas políticas de extrema-direita aliadas ao movimento pós-fascista.

JORNAL DO GUMA

Do G1

A líder do partido de extrema direita Irmãos de Itália, Giorgia Meloni, segura cartaz com dizeres 'Obrigado, Itália' em Roma após a eleição legislativa na Itália, em 26 de setembro de 2022 — Foto: Andreas Solaro/AFP

A principal candidata a assumir o cargo de premiê italiana viu a coalizão liderada por seu partido conquistar maioria no Parlamento durante as eleições deste domingo (25). Porém, devido ao modelo político italiano, a nova comissão só deve se reunir em 13 de outubro.

Meloni é nascida e criada em Roma, mais especificamente no bairro popular de Garbatella.

Matteo Salvini, Silvio Berlusconi e Giorgia Meloni em evento em Roma, setembro de 2022 — Foto: ALBERTO PIZZOLI / AF

Militante na direita pós-fascista desde os 15 anos, é membro da Câmara de Deputados desde 2006 e não tem papas na língua para criticar o governo em fim de mandato, liderado pelo economista Mario Draghi, atual primeiro-ministro com políticas de centro.

O partido presidido por ela (Fratelli d'Italia) foi um dos poucos a não apoiar o governo de Mario Draghi e isso a ajudou no processo de crescimento como representante da oposição.

O fascismo e outros fantasmas

Giorgia Meloni em discurso em Florência, em setembro de 2020. — Foto: Alberto Lingria/ Reuters

A líder do partido herdeiro do Movimento 5 Stelle, MSI, (Movimento Cinco Estrelas), uma formação neofascista fundada depois da Segunda Guerra Mundial pelos simpatizantes de Mussolini, esclareceu em agosto sua controvertida relação com o fascismo, uma vez que concorda com suas políticas, mas defende a democracia.

"A direita italiana relegou o fascismo à um capítulo antigo da história, condenando sem ambiguidades a privação da democracia e as infames leis que perseguiam judeus", disse Meloni em um vídeo divulgado em agosto em diferentes idiomas aos meios de comunicação estrangeiros.

Apoiadores políticos da extrema direita italiana vão às ruas em Roma — Foto: Andreas SOLARO / AFP

No entanto, o Fratelli d'Italia exibe em sua bandeira um nó verde, vermelho e branco, um símbolo criado em 1946 pelo grupo de veteranos fascistas que fundaram o MSI.

Vários meios voltaram a transmitir um vídeo no qual a política, aos 19 anos, declara sua admiração por Mussolini: "Para mim foi um bom político. Todo o que fez, fez pela Itália", justificou.

'Sou italiana, sou cristã'


Nascida em Roma, em 15 de janeiro de 1977, Giorgia Meloni começou a militar no ensino médio em associações estudantis de extrema-direita, "minha segunda família", confessou, enquanto trabalhava como babá e camareira.

Em 1996, se tornou líder do sindicato Azione Studentesca, cujo emblema era a Cruz Celta. Em 2006 obteve a licença de jornalista. No mesmo ano, foi eleita deputada e vice-presidente da Câmara de Representantes. Dois anos mais tarde, foi nomeada ministra da Juventude no governo de Silvio Berlusconi.

Giorgia Meloni em Nápoles, em 23 de setembro de 2022 — Foto: Ciro De Luca/Reuterua juventude, sua tenacidade e sua forte personalidade conquistaram as redes. Em um famoso discurso em 2019, ela se auto descreveu assim: "Sou Giorgia. Sou mulher, sou mãe, sou italiana, sou cristã".

Discreta em sua vida privada, é mãe de uma menina que nasceu em 2006. Ela vive, mas não é casada oficialmente, com o pai de sua filha, um jornalista de televisão.


Visão sobre LGBTQIA+

Apoiadores de Giorgia Meloni participam de evento nas ruas de Palermo — Foto: Igor PETYX / ANSA / AFP

Durante a campanha, Meloni negou repetidamente sugestões de que poderia reverter a legislação sobre aborto ou direitos gays, enquanto reafirmava sua oposição a adoções e barriga de aluguel para casais LGBT.

Um de seus assessores, Federico Mollicone, porta-voz da cultura dos Irmãos da Itália (FdI), deu uma declaração controversa na última semana

Mollicone disse que a paternidade do mesmo sexo não é normal. Falando em uma entrevista de televisão com a Rtv de San Marino na quinta-feira, Mollicone reviveu as críticas que havia feito anteriormente a um episódio do popular desenho infantil "Peppa Pig", que apresentava um urso polar com duas mães.


"É uma questão muito séria", disse Mollicone. "Enquanto o Estado italiano não legislar sobre esses casais, apresentá-los como algo absolutamente normal é errado, porque não é."

 

Política anti-imigração

Giorgia Meloni durante discurso em 20 de setembro de 2022 — Foto: Igor PETYX / ANSA / AFP

Meloni também cresceu defendendo sua contraposição à chegada de imigrantes.

Segundo a agência de notícias AFP, com seus aliados, ela promete o bloqueio de imigrantes que cruzam o mar Mediterrâneo. 

Recentemente, Meloni compartilhou em suas redes sociais um vídeo de uma mulher sendo estuprada na rua por um requerente de asilo da Guiné.

"Não podemos ficar em silêncio diante deste atroz episódio de violência sexual contra uma ucraniana, perpetrado em pleno dia em Piacenza (Itália), por um solicitante de asilo. Um abraço a esta mulher. Farei todo o possível para devolver a segurança às nossas cidades", escreveu Meloni no Twitter.

Após ser duramente criticada, ela excluiu a publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem