OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Metaverso e o futuro da internet: Conheça em 6 Passos

JORNAL DO GUMA

De Social Cliques - Marketing Digital e Leads Qualificadas

 Sumário

Conheça a Tecnologia MetaVerso

Você reparou que o aplicativo facebook alterou o seu ícone para “meta”? Pois é! Significa Metaverso e neste artigo vou lhe explicar o que vem por aí, bora lá?

O que é Metaverso?

O Metaverso sempre foi utilizado como um conceito que visa apresentar a evolução da internet ao longo dos anos. Tal conceito envolve muitos aspectos, como as redes sociais, jogos online, realidade virtual e até as criptomoedas, que pretendem estabelecer uma experiência de interatividade entre o mundo virtual e o mundo real.

Isso só significa uma única coisa! Enquanto você está lendo este artigo, há diversas empresas voltadas à área de tecnologia trabalhando muito em prol de proporcionar aos internautas, experiências próprias do mundo real, também em ambiente virtual, ou seja, será possível interagir por meio de avatares 3D utilizando a realidade virtual e aumentada! Impressionante não é mesmo?

Em contrapartida, estão surgindo muitos debates e polêmicas na web sobre tal estimativa de mais um avanço do universo tecnológico, e é por este motivo que iremos esclarecer neste artigo, a explicação sobre os principais pontos que já estão sendo pensados e quais serão os benefícios desta nova tecnologia para a humanidade, assim você poderá tirar suas próprias conclusões.

Como funciona esta tecnologia?

Para conseguir entender de fato, como funciona a tecnologia Metaverso, é extremamente importante que você conheça e saiba do que se tratam alguns conceitos básicos. Alguns destes conceitos, você já ouviu falar e muitas vezes, até já entrou em contato, desta forma, ficará muito mais fácil entender.

Realidade Virtual

Uma forma simples de explicação e talvez a mais dinâmica, seja te recordar sobre um equipamento com a aparência de um óculos futurista, que é capaz de colocar uma pessoa em contato com qualquer tipo de realidade distinta, de forma virtual.

Estes são óculos de realidade virtual, e geralmente são acompanhados de um headseat imbutido e controles com sensores que são capazes de identificar a movimentação do usuário dentro de uma realidade paralela.

Proporcionando experiências nos mais diversos tipos de realidades virtuais, permitindo que o usuário veja, escute e até consiga se movimentar e interagir com o cenário, mesmo estando fisicamente, em matéria e literalmente com os pés ainda no mundo real.

Curiosidade: Você sabia que existem empresas que já possuem projetos neste sentido? Pois bem! A Sony, a Microsoft, o Google e a principal “Oculus VR”.

Realidade Aumentada

Diferente da realidade virtual, sua proposta não é criar uma realidade distinta do mundo real, mas incluir na própria realidade aspectos virtuais, buscando criar uma espécie de interação entre ambos.

Um exemplo de tal mesclagem, é o jogo “Pokemon Go”, em que através de um smartphone, as pessoas conseguem verificar em suas telas, uma projeção de imagem dos Pokemons diretamente no local real em que estejam.

Para facilicitar sua imaginação sobre a realidade aumentada, verifique alguns filtros do instagram ou snapchat, estes são exemplos deste tipo de tecnologia, onde elementos virtuais são mesclados com a imagem real.

Realidade Mista

Apesar de ser um tipo de tecnologia ainda em fase de estudos e coleta de dados, esta poderá ser uma realidade não muito distante nos próximos anos. Serão possíveis interações completas através de projeções de hologramas, em relação à absolutamente tudo o que necessita da presença física atualmente.

Muitas atividades humanas poderão ser realizadas em qualquer parte do mundo, em tempo real, como uma reunião de trabalho, visitas à lugares e comércios, sem se quer sair da sua casa.

O Facebook e o Metaverso

O SEO do facebook, Mark Zuckerberg já está atuando em alguns projetos voltados ao Metaverso, tanto que já realizou a mudança do ícone da rede social facebook, para um ícone chamado Meta.

Em 2014 ele realizou a compra da principal empresa de realidade virtual, a “Oculus VR” e já está trabalhando em um projeto chamado “Ego 4D”, em que diversas pessoas utilizam óculos para gravação e registro de suas atividades de rotina diária.

O intuito é coletar o máximo de dados possíveis sobre a atividade humana, afim de que a inteligencia artificial consiga ser trabalhada minuciosamente. Já são mais de 2.200 horas de vídeos que foram gravados e que já estão sendo analisados.

A Era da Web 3.0

Sim! Já evoluímos e muito quando o assunto é internet! Pois, já ultrapassamos muitos processos que atualmente são considerados arcaicos, mas que há alguns anos atrás, eram consideradas verdadeiras “febres” entre os internautas em todo o mundo.

Você se recorda da época em que a internet discada e os primeiros computadores começaram à se tornar populares entre as pessoas? Aquela era a chamada Web 1.0, em comparação ao que temos disponível hoje no mercado, a velocidade de internet e os processadores de antigamente, estavam “engatinhando”.

Posteriormente, foram surgindo muitas outras formas de acesso à internet, novos modelos de computadores, programas, sites, entre outros tipos de tecnologia, como o celular por exemplo, e ficou conhecida como Web 2.0.

E conforme fomos observando o avanço das redes sociais, estamos prestes à nos perceber imersos em uma realidade construída através da tecnologia do Metaverso, que será baseada em dados próprios da realidade das relações humanas.

Benefícios do Metaverso

Quanto aos benefícios, eles podem ser inúmeros, à começar por todos aqueles cujo os quais vivenciamos de forma prática, objetiva e para muitos, automática ao longo dos últimos anos.

Desafio: Identifique uma atividade abaixo, em que você tenha praticado nos últimos dois anos:

1) Utilizar uma máquina fotográfica e revelar as fotos para guardá-las em álbum

2) Fazer uma ligação para outro Estado utilizando um orelhão com cartão telefônico

3) Gravar arquivos de um computador utilizando um disquete

4) Pagar a assinatura de um Jornal para ter acesso às últimas informações

5) Enviar cartas através dos correios para familiares distantes

Viu o quanto evoluímos em tão pouco tempo? Há 2 décadas atrás, tais atividades eram consideradas rotineiras e muito importantes do dia-a-dia das pessoas, mas felizmente, estas foram melhoradas através da tecnologia!

Com o Metaverso você já consegue observar constantes mudanças e evoluções em todos os sentidos, à começar pela facilidade de acesso à um universo de possibilidades, necessitando apenas de um dispositivo com acesso à internet!

O resultado da unificação de tantas redes e cruzamento de dados, contando com tecnologia de ponta e muitos estudos com base em realidade virtual, aumentada e mista, é possível melhorar muitos outros processos!

O próprio Bill Gates falou sobre a estimativa: “Em três anos, todas as reuniões de negócios serão no metaverso”.

É importante salientar que também poderão ser muito úteis em períodos difíceis, como foi a pandemia do covid-19, caso hajam novos tipos de necessidades relacionados ao isolamento social, e que pode ajudar a manter a economia girando.

Humanos X Robôs

…Ou não! Ao longo da história, muitos tipos de robôs foram criados para substituir muitas atividades consideradas desgastantes, repetitivas e até difíceis aos humanos.

Hoje em dia, observamos à nossa volta, há diversos processos digitais que conseguiram melhorar e facilitar a performance humana em diversos aspectos.

Pois enquanto, a medicina consegue através de um robô de alta precisão, fazer uma cirurgia à longa distância, milhares de pessoas conseguem buscar empregos e fazer networking através da internet, ocorreu um aumento significativo no índice de Educação à Distância, e assim por diante.

Vale ressaltar que além da otimização no tempo e aumento da produtividade com qualidade, o avanço não está sendo apenas da tecnologia, o avanço é nosso como ser humano… Capaz de criar seus próprios processos, distribuir, melhorar e utilizar constantemente em benefício próprio!

 

E aí está preparado para o que está por vir? Nos acompanhe no Canal do Telegram e saiba tudo sobre o M

Priscila Carvalho Paulistana, casada, titia "coruja", psicóloga, empresária, professora e escritora, possui vivência na área organizacional e do trabalho, realizou trabalhos grupais e clínicos, sua filosofia de vida é constituída a partir de devaneios, fascínio e reflexões acerca do ser humano e suas diversas facetas.

Postagem Anterior Próxima Postagem

INVISTA AQUI