OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Avareense Fernandes é premiado no Salão de Humor de Caratinga

  • O Avareense Luiz Carlos Fernandes, foi premiado na 17ª edição do Salão Internacional de Humor de Caratinga. Sebastião Xavier, também de Avaré foi jurado nesta edição. 

Sônia Luyten
 

O artista comentou ...

"Fiquei surpreso,  pois fui premiado em 4 categorias, ou seja todos os trabalhos que enviei para o salão internacional de humor de Caratinga, receberam troféus"

Bastante feliz com o resultado...

"Tenho grande apreço pelo Salão de Caratinga, onde sempre participo e já ganhei vários prêmios nesse evento. Visitei a cidade a primeira vez para ser jurado. É a terra do Ziraldo, Agnaldo Timóteo,  Miriam Leitão...e o Salão é um dos mais tradicionais do Brasil"

Disse o artista...

Fernandes também comentou a importância do trabalho do amigo Edra Amorim, que permite com seus esforços que o Salão resista ao tempo.

"Ele sempre inova e criou uma categoria para prestigiar os artistas gráficos e pessoas ligadas à arte e gráficas, sendo que este ano a pessoa prestigiada foi a Sônia Luyten, a maior autoridade no Brasil ligada à HQ de Mangás e foi justamente nessa categoria que ganhei o primeiro lugar.

OUTRO AVAREENSE INTEGROU A COMISSÃO JULGADORA 

Sebastião Xavier, conhecido avareense e artista premiado numa infinidade de eventos fez parte da Comissão Julgadora

Esta é a formação completa da Comissão Julgadora de Premiação do 17º Salão Internacional de Humor de Caratinga / 2º Festival "Jal&Gual", que foram devidamente divididas por cartunistas especializados em suas categorias distintas: CARICATURA LIVRE: Baptistão, Pedro Silva e Xavier / CARTUM: Leila Alaiy, Mastrotti e Vilanova / CARICATURA CARTUNISTAS DO BRASIL: Gual, Jal e Synnöve / CHARGE: Brum, Erasmo e Mário / CARICATURA TEMÁTICA “Sônia Luyten”: André Barroso, Jorge Inácio e Sônia Luyten / HISTÓRIA EM QUADRINHOS: Ediel, Luigi Rocco e Mig.

SOBRE O SALÃO 

No período de 21 a 30 de novembro foi realizada a 17ª edição do Salão Internacional de Humor de Caratinga, na Casa Ziraldo de Cultura, localizada na Avenida Benedito Valadares, no centro da cidade, sendo  expostas charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos enviados por artistas de mais de 50 países.


Segundo o idealizador e organizador do Salão Internacional de Humor, o cartunista Élcio Danilo Russo Amorim, o Edra, Caratinga viveu este ano um clima de grande alegria pelo aniversário de 90 anos de Ziraldo Alves Pinto, um de seus filhos ilustres.

 “Para comemorar a data, este ano, o Salão de Humor apresentou uma exposição paralela, no Casarão das Artes, com 90 caricaturas do mestre desenhadas por grandes feras do humor gráfico nacional”. 


Neste ano, o tema central da mostra competitiva foi “Intolerância, diversidade e diferenças” além do Festival Jal&Gual que depois do sucesso alcançado no ano passado, foi inserido na programação oficial do evento.

De acordo com Edra, o Festival tem como tema e objetivo homenagear os próprios cartunistas do Brasil, fato inédito no mundo.

 “A Professora, Historiadora e Pesquisadora Sônia Luyten foi tema caricatura, em reconhecimento aos seus 50 anos de trabalho e dedicação ao universo das histórias em quadrinhos, de forma muito especial, o mangá”.

O Salão de Humor de Caratinga foi indicado neste ano para o Troféu HQMIX entre os melhores do ano de 2021 em duas categorias: evento e exposição. O evento é o mais tradicional e importante de Minas Gerais. Está entre os maiores e longevos do país e contou com artistas de vários países além de várias partes do Brasil, entre eles Egito, Arábia Saudita, Espanha, Bélgica, Romênia, Croácia, Irá, China, Japão, República Theca, Argélia, Itália, Cuba, Polônia, Ucrânia, Azerbaijão, Síria e Rússia.

Cartunista brasileiro - Caricaturista Baptistão
Caricatura livre - Carlinhos Brown

Charge

Postagem Anterior Próxima Postagem

INVISTA AQUI