OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Não acorde o coach que há em você!

buzzfeed

JORNAL DO GUMA

*Por Jonatas Abbott


E não atenda à ligação da tia Iracema.  

Sim, ainda há tempo de ser feliz e se realizar profissionalmente. De gerar resultados sem torrar a paciência da galera na internet e das plateias. 

Tenho uma teoria. A “pandemia coach”, que assola o mundo, é um vírus adormecido, que pode acometer todos, desde desempregados a quem não tem emprego, desde os que estão com tempo de sobra até os que não estão fazendo coisa alguma. Desde os que estão infelizes até os que não têm felicidade alguma. 

O vírus é forte. Fiz uma pesquisa com amigos de redes sociais. Eles não sabem, mas secretamente eu fiz. Descobri que nove em cada dez que se separaram passaram a dar dicas de relacionamento. Nove em cada dez que não conseguem comer bem nem manter rotina de exercícios passaram a dar dicas de alimentação, bem-estar, saúde e ginástica. Mas a “cepa” mais aguda dessa doença tem nome e sobrenome: o coach de palco. 

Você conhece o tipo. Ele fracassou nos empregos, jamais teve uma empresa de verdade, não reúne um único e mísero case empresarial nem de sucesso e muito menos de fracasso (ou seria o contrário?). Daí ele senta um belo dia e pensa: “O que posso fazer da minha vida?”. Pimba! Bingo! Eureka! Ele acaba de despertar o “vírus coach” em sua versão mais temida. Chega à conclusão óbvia que atingiu minha pesquisa: 11 a cada 10 amigos que fracassaram no mundo corporativo se tornaram coaches empresariais, dando dicas especialmente para essa “gurizada startupeira”. 

No Instagram ele coloca uma foto do Leonardo DiCaprio com uma frase do Ford. Uma foto de Peaky Blinders e uma frase a respeito de resiliência. Uma imagem do Luis Fernando Verissimo com um texto do Caceta & Planeta. Ah sim, quando não usam frases de terceiros e se aventuram na própria redação, lançando mão da palavra “assertivo” em quantidade. E claro, fazem de forma “assertiva” e completamente errada (Google, please!).  O problema desse vírus é que ele encontra hospedeiro, ou hospedagem: no cérebro da tia Iracema. Todo projeto de coach tem uma tia Iracema que acha tudo genial e incentiva o sobrinho a continuar. Existe muita tia Iracema nesse mundo. Ou talvez o vírus transforme as pessoas em tias Iracemas, só que ainda não é claro para os cientistas. 

O fato é que eles sobem aos palcos (os eventos precisam deles), bradam palavras de ordem, chacras e receitas de sucesso sempre baseadas no intangível, como os hábitos do empreendedor, seu comportamento como líder, suas crenças religiosas e a relevância da mesa de pingue-pongue e do videogame como gatilhos para a inovação no ambiente empresarial.  O segredo é não os contrariar. Tampouco perguntar a respeito de produto, preço, margem, praça, vendas, etc. Porque daí outro vírus os acomete: o da gagueira. 

Não faça, eu suplico. Quando sentir que o coach que há em você estiver despertando aumente a dose de melatonina, liga a Netflix (mas passe rápido pelo documentário do Osho, pelo amor de Deus, se não o vírus ativa), puxa o travesseiro. Faça alguma coisa! 

Ops, estou dando dicas no final do texto. Vou desligar porque já me senti até assertivo e quase certeiro. O telefone está tocando. Sim, minha tia Iracema. Fui! 

*Jonatas Abbott é sócio e diretor-executivo da Dinamize, empresa que oferece softwares voltados para a automação de marketing e e-mail marketing, que está há 20 anos no mercado de tecnologia.  

 

Sobre a Dinamize  

A Dinamize oferece plataformas com foco em automação de marketing (Dinamize Automation) e e-mail marketing (Dinamize Mail). Conta com operações em São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Joinville e Curitiba, além de unidades nos Estados Unidos, Canadá e Portugal. A empresa integra mais de mil canais parceiros e reúne cerca de 22 mil marcas atendidas. Com suas plataformas, a Dinamize auxilia empresas que buscam gerar mais vendas e otimizar sua comunicação com o público, utilizando tecnologias de ponta, que garantem performance e segurança às informações. Disponibiliza recursos e análise de dados com o objetivo de qualificar a experiência de cada usuário, sem falar do atendimento de excelência via telefone, e-mail, chat e treinamentos on-line e presenciais. Para mais informações, visite o site https://www.dinamize.com.br/. 

 

Postagem Anterior Próxima Postagem

INVISTA AQUI