OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Novembro Azul: câncer de próstata atinge 75% dos homens que estão com mais de 65 anos

JORNAL DO GUMA

Artigo Especial

Especialista em longevidade ativa relata que muitos desses homens descobrem a doença de forma tardia, por concepções machistas sobre o cuidado com a saúde, como por exemplo, de que o homem precisa ser o porto seguro da família e não pode ser vulnerável

Novembro é o mês atribuído para campanha mundial de conscientização sobre doenças masculinas, sendo principalmente na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. A previsão do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que só neste ano de 2022 cerca de 65 mil homens ou mais, sejam acometidos com a doença, correspondendo 30% do número total de casos de todos os tumores. 

Segundo estudos, esse tipo de câncer é considerado uma doença da terceira idade, já que os casos registrados no mundo correspondem a 75% dos homens com mais de 65 anos de idade. Porém, os órgãos de saúde recomendam que a partir dos 45 anos os homens devem consultar um médico para realizar os exames.

Só no Brasil, de acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, entre os anos de 2019 a 2021 foram registradas mais de 47 mil mortes por conta do câncer de próstata. O estudo ainda informa, que em 2021 obteve 44 óbitos por dia por conta da doença, que totaliza 16.055. Márcia Sena, especialista em longevidade ativa, fundadora e CEO da Senior Concierge, empresa que pratica um modelo de atenção integrada para dar suporte às pessoas com mais de 60 anos, relata que a maioria dos óbitos são causados pelo descobrimento tardio do tumor.

“Infelizmente, uma grande parte dos homens têm uma concepção machista sobre o autocuidado, por esse motivo evitam ir ao médico com frequência, diferente das mulheres. Muitos desses senhores acreditam que são criados somente para cuidar, sendo o provedor da casa, o pai herói, o porto seguro, ou seja, um ser indestrutível que nunca pode mostrar as suas vulnerabilidades”, diz a especialista.  

Porém, Márcia diz que é fundamental que os homens idosos rompam com essas ideologias machistas referente aos cuidados com a saúdePois, ter um acompanhamento regular com um profissional da saúde, bem como bons hábitos, auxilia no combate e prevenção de doenças e proporciona uma melhor qualidade de vida e consequentemente uma maior longevidade. 

Sena, lembra que a prevenção do câncer de próstata em idosos é a palavra-chave e que essa atitude deve iniciar desde de cedo, como adotar hábitos saudáveis, ter uma alimentação adequada, evitar ter uma rotina de sedentarismo e praticar atividades físicas com regularidade.

É preciso compreender que o câncer de próstata sendo descoberto na fase inicial, tem grandes probabilidades de cura. E outra questão é que cuidar da saúde vai além da identidade de gênero, raça e idade, pois é um ato de amor não só para você, mas também para todos que estão ao seu redor.  

 

 

Sobre Márcia Sena

É fundadora e CEO da Senior Concierge e especialista em qualidade de vida na terceira idade. Farmacêutica formada pela USP, tem MBA em Administração na Marquette University (EUA) e experiência em várias áreas da indústria farmacêutica.

Criou a Senior Concierge a partir de uma experiência pessoal de dificuldade de conciliar seu trabalho como executiva e cuidar dos pais que estão envelhecendo. Se especializou nas necessidades e desafios da terceira idade e desenvolveu serviços com foco na manutenção da autonomia dos idosos no seu local de convívio, oferecendo resolução de problemas de mobilidade, bem-estar, tarefas domésticas do dia a dia e segurança.

Sobre a Senior Concierge

É uma empresa com um novo jeito de dar suporte aos 60+, com um modelo de atenção integrada e centrada nas reais necessidades dos maduros. Uma resposta dos novos tempos para um modelo que se esgotou, que é o modelo curativo baseado nas doenças, praticado por outras empresas de home care. Com a proposta de garantir um envelhecimento prazeroso, proporcionando qualidade de vida, bem-estar e segurança dos familiares.



Postagem Anterior Próxima Postagem