OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Laboratório da Santa Casa de Avaré é sinônimo de referência regional

  • Estivemos  visitando (e conhecendo) um dos departamentos da Santa Casa de Misericórdia de Avaré, o Laboratório Santa Casa.

Foto: Fernanda Castellucci

JORNAL DO GUMA

Po Guma Castellucci

Na ocasião fomos recebidos pela Responsável Técnica pelo Laboratório, Barbara Regina Machado Bakr, que nos explicou todo o funcionamento do órgão que hoje atende a demanda da Santa Casa e da maioria das UBS (postos de saúde) de Avaré.

A biomédica que coordena o trabalho de 20 funcionários no departamento, comentou sobre as mudanças implantadas (e mantidas) durante a pandemia quando a demanda do segmento cresceu absurdamente.

Entre as mudanças a digitalização dos resultados deixando a impressão para o momento da entrega dos exames, permitiu a economia substancial de material impresso e maior eficiência ao atendimento.

Bakr lembrou um detalhe muito importante, existe um numero representativo de usuários que não retornam para retirar os exames, ou retornam muito depois dos prazos de retiradas, o que resulta na perda do referido exame, que tem seu custo elevado e totalmente perdido.

Outro fator lembrado por Barbara, a entrega de senhas; 

"...já fomos vitimas de reclamações de usuários que chegam antes do horário de abertura do laboratório e muitas vezes acabam ficando na área de acesso, no sol e chuva, de forma totalmente desnecessária, pois acham, apesar de informarmos constantemente, que as senhas distribuídas tem a ver com a ordem de chegada para o atendimento, sendo que na verdade o procedimento de entrega de senhas é meramente organizacional e entregamos as mesmas até o horário final da coleta (10 horas da manhã), ou seja todos que chegarem entre o horário de abertura (6h30) até as 10 horas, serão atendidos sem nenhum problema".

Informou a Responsável Técnica.








Fotos: Fernanda Castellucci

Também pudemos acompanhar Barbara num visita as instalações do Laboratório que permitiu aas melhores impressões possíveis, dado a presteza da equipe de funcionários, e qualidade dos equipamentos de ultima geração e exclusivos na região, que fazem a leitura de dados eletronicamente disponibilizando rapidez e segurança aos resultados. Mais um investimento da Santa Casa que merece destaque e torna ainda mais relevante o título que o órgão ostenta de referencia regional.

Finalizando, a reportagem da REDE GUMA, agradece a atenção de Barbara Bakr, e de toda a equipe que nos recebeu no Laboratório passando todas as informações solicitadas e deixamos registrado que torna ainda mais relevante enaltecermos o respeito a direção da Santa Casa e funcionários. Sem deixar de valorizar o investimento sério e importante no cuidado a saúde de todos os avareenses.

NOTA DA  REDAÇÃO

A média de exames do Laboratório é de 54 mil exames por mês.


Fotos: Fernanda Castellucci

Matéria do dia 17 de março de 2023


Postagem Anterior Próxima Postagem