OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Evento no Centro de Estudos de Línguas promove inclusão e sensibilização para pessoas com deficiência

JORNAL DO GUMA

Da Divulgação

No dia 27 de maio de 2023, um evento marcante ocorreu junto ao Centro de Estudos de Línguas, em colaboração com a Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Avaré. A ocasião contou com a participação da Assistente Social, Janaina Faria de Oliveira, da Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência Josana Souza Carlos, da orientadora em mobilidade, Lara Dammenhain, do professor de Braille, Eraldo Gonçalves da Rocha e  professor de Libras , Guilherme Barreto.Os dois últimos, também são  representantes da comunidade de deficiência visual e auditiva, respectivamente.

O objetivo desse encontro foi apresentar o trabalho desenvolvido pela prefeitura em benefício das pessoas com deficiência. A Secretária, Josana Souza Carlos, destacou as diversas iniciativas e políticas públicas implementadas para promover a inclusão e garantir uma vida digna a esse grupo.

Em seguida, os alunos do curso de Libras, sob a liderança da professora Dalete Alves de Melo Silvestre, tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência única no jardim sensorial (em honra do professor falecido em 2020 Luciano Guidotti)da escola. Nesse espaço, puderam experimentar uma atividade na qual eram vendados, simbolizando a privação visual, e, com o auxílio de um colega, puderam tomar café.

Essa vivência proporcionou aos estudantes uma compreensão mais profunda das dificuldades enfrentadas por pessoas cegas, permitindo-lhes experimentar uma nova perspectiva e valorizar o trabalho realizado em prol da inclusão, fomentando a empatia.


A professora coordenadora do Centro de Línguas, Claudia Cardoso, destaca a importância de eventos como esse para promover a sensibilização e conscientização sobre as necessidades das pessoas com deficiência. E que a experiência proporcionada aos alunos foi fundamental para incentivar a quebra de estereótipos e promover uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.

O evento junto ao Centro de Estudos de Línguas e à Escola Coronel João Cruz foi uma iniciativa inspiradora que trouxe à tona a importância da inclusão e da valorização dos direitos das pessoas com deficiência. Através de vivências e diálogos, os participantes puderam reconhecer a necessidade de ações concretas para construir uma sociedade mais igualitária, na qual todos tenham oportunidades e uma vida digna.

Comentou a Coordenadora
Postagem Anterior Próxima Postagem