OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Será que meu filho precisa de apoio escolar?

JORNAL DO GUMA

do SUPERA – Ginástica para o cérebro, Livia Ciacci.

Uma pesquisa do Datafolha revelou que dois em cada três alunos precisam de reforço escolar, mencionando que a dificuldade de aprendizagem é um problema que atinge milhares de estudantes pelo Brasil.

“Há várias razões que podem levar ao mau desempenho de crianças e adolescentes na escola, por isso, o acompanhamento familiar junto com a escola é fundamental para o desempenho deles, então, é dever tanto dos pais quanto dos professores se atentar às dificuldades que é demonstrada em sala de aula ou em casa”, lembrou a neurocientista parceira do SUPERA – Ginástica para o cérebro, Livia Ciacci.


Então, se o meu filho tiver alguma dificuldade, o que devo fazer?

O apoio escolar é uma maneira de ensinar algum conteúdo ao estudante com dificuldades de forma a acompanhá-lo continuamente. Este apoio vai além de tirar boas notas na escola, mas principalmente de acolher uma criança ou adolescente desanimado com os estudos e mostrar que é possível melhorar e alcançar os objetivos de aprendizado, mexendo, assim, com a autoestima desses jovens.

Esse suporte é essencial para os estudantes que não conseguem acompanhar o andamento das aulas, sendo de extrema importância ficar atento aos sinais que mostram que o seu filho precisa de reforço escolar.

Esses sinais podem vir de diversas maneiras. Veja abaixo quais são elas e o que se pode fazer para ajudar este jovem:

1.      Notas baixas

Esse é um dos mais visíveis e principais sinais que um estudante mostra de que precisa de ajuda. Ele pode prestar atenção nas aulas, fazer as atividades e mesmo assim não tirar notas boas nas provas. Isso não significa que ele não saiba a matéria, mas sim que pode ter alguma dificuldade com o método de ensino ou até alguma questão com a disciplina específica.

É nesse sentido que os pais podem ajudar junto da escola. Com uma conversa sincera com os filhos, os pais tentam entender o que está acontecendo dentro da sala de aula para que, junto com a instituição, possam pensar na melhor maneira de ajudar o aluno, seja com apoio escolar ou procurando ajuda de algum psicólogo.

2.      Complicações com as lições de casa

Muitas crianças e adolescentes não gostam de estudar em casa por não terem paciência ou não terem rotina estabelecida. Isso faz com que as lições de casa sejam “chatas” e sem nenhuma atração aos estudantes. Por isso, ter um espaço exclusivo e uma rotina de estudos diária facilita na organização pessoal do aluno e torna os estudos mais prazerosos. Caso esse não seja o problema, a solução pode ser o apoio escolar.

3.      Falta de envolvimento com as atividades escolares

Muitos estudantes mostram resistência às atividades escolares, não querendo ir à escola, não realizando as atividades e não se envolvendo com questões escolares. Esse pode ser um sinal de que a criança ou adolescente não demonstra interesse por estarem apresentando dificuldade em aprender, perdendo rápido o interesse.

Neste caso, o reforço escolar pode ser essencial para o aluno conseguir melhorar o aprendizado, ajudando o aluno a aprimorar sua performance escolas e auxiliando-o em matérias e atividades que ele mais apresenta dificuldade.

4.      Desmotivação

Englobando todas as outras maneiras acima, a desmotivação com os estudos é um sinal que se deve ficar muito atento, principalmente a família. A ajuda familiar nas atividades é importante para a criança ou adolescente entender que ela tem um apoio e não precisa resolver tudo sozinha. Por isso, se perceber que seu filho não compreende bem uma matéria, ou tem dificuldade, não o deixe estudar sozinho, ajude-o e acompanhe-o nesse processo. O apoio tanto da escola quanto da família vai ajudar a resgatar a conexão do seu filho com os estudos e melhorar sua autoestima.

Existem diversas formas de identificar que o seu filho precisa de ajuda e se notar esses problemas, procure orientação da escola. O treino do cérebro impacta diretamente no desempenho escolar do seu filho. Com um método didático e lúdico, as crianças e adolescentes são estimulados de forma adequada e reencontram o prazer de aprender, desenvolvendo habilidades cognitivas fundamentais para o aprendizado, como atenção, concentração, memória e raciocínio rápido. Assim, eles conseguem prestar mais atenção nas aulas e melhoram seu rendimento escolar, contribuindo também para o aperfeiçoamento da coordenação motora, autoestima, perseverança e disciplina.

Postagem Anterior Próxima Postagem