OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

AFPESP conclama funcionalismo e sociedade a votarem contra o confisco de aposentadorias

Artur Marques, presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP), ressalta a importância de impedir que pensionistas e servidores aposentados dos estados e municípios tenham seus proventos reduzidos, exatamente numa fase da vida em que mais necessitam de recursos e cuidados com a saúde física e mental. Por isso, conclama todos a votarem em favor da revogação dessa possibilidade, acrescentada ao artigo 149 da Constituição pela reforma da Previdência aprovada em 2019 (Emenda Constitucional 103).

JORNAL DO GUMA

Da Assessoria

 

A proposta, que até 13 de junho já computava 7.366 votos, está em apreciação na Plataforma Brasil Participativo, criada em maio pelo Governo Federal. A ferramenta permite que a população contribua para a elaboração do Plano Plurianual Participativo (PPA) e melhorias em políticas públicas. 

Intitulada Justiça aos aposentados e pensionistas, a sugestão indica “a revogação da carta branca dada a estados e municípios com a reforma previdenciária do ex-presidente Michel Temer”. A autora, identificada como Dolores, diz que as mudanças ferem a Constituição Federal e impõem caos financeiro na fase da vida na qual as pessoas mais precisam de atenção. 

A proposta foi registrada em 13 de maio, incluindo-se entre as mais votadas. As cinco ideias com o maior número de votos serão apresentadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para apreciação, segundo o secretário nacional de Participação Social, Renato Simões. A população poderá contribuir até o dia 10 de julho de 2023, período em que a página ficará no ar. 

Para Artur Marques, não é plausível reduzir os proventos de pessoas que dedicaram toda uma vida à prestação de serviços à população. “É importante ampla mobilização dos próprios servidores e da sociedade, num processo de exercício da cidadania, para impedir que se ratifique uma injustiça contra numerosos brasileiros”, afirma.

 

Como votar:

  1. Acesse a proposta na plataforma Brasil Popular: Justiça aos aposentados e pensionistas;
  2. Desça a barra de rolagem e clique no botão “votar”;
  3. Faça login usando a conta do aplicativo ou site do governo: digite seu CPF e, depois, a senha cadastrada;
  4. Aceite o Termo de Uso e Aviso de Privacidade pelo botão “concordo”;
  5. Registre sua contribuição no botão “votar”.

Caso não tenha conta no site do governo, basta criá-la na mesma página de login, inserindo o CPF e clicando em “continuar”. 


 

Artur Marques, presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP)



Sobre a AFPESP

A Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP) é uma entidade sem fins lucrativos e direcionada ao bem-estar dos servidores civis estaduais, municipais e federais atuantes do território paulista. Fundada há nove décadas, é a maior instituição associativa da América Latina, com mais de 244 mil associados.

Está presente em mais de 30 cidades. Tem sede e subsede social no centro da capital paulista, 20 unidades de lazer com hospedagem em tradicionais cidades turísticas litorâneas, rurais e urbanas de São Paulo e Minas Gerais, além de 19 unidades regionais distribuídas estrategicamente no Estado de São Paulo.

Postagem Anterior Próxima Postagem