OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

A importância de usufruir do mundo digital com coerência, para não adoecer

Cada vez mais é comum perceber o quanto o mundo digital vem tomando proporções, em todas áreas da vida, tudo está nos aplicativos de comunicação em massa.

JORNAL DO GUMA

Coluna D+

Da divulgação

A chegada do digital transformou a vida de muitos, mas existe uma preocupação com a facilidade que trouxe; alguns transtornos a serem levados em consideração, pois pode levar a dependência e alguns problemas de comportamento, assim complicando a vida e atrapalhando o desenvolvimento em várias áreas da vida.

Existe estudos direcionados por profissionais na área do estudo do comportamento humano e psicologia, que apontam alguns fatores preocupantes com o uso de redes sociais sem alguns cuidados, pois pode elevar alguns transtornos e aparecer complicações, o uso excessivo de redes sociais pode elevar o nível de ansiedade, diminuir a capacidade de absorção de conteúdos, diminuir a autoestima e criar dependência do uso de redes através dos aparelhos de comunicação.

Alguns profissionais da área da saúde já publicaram, alguns casos de jovens que mudam sua rotina de vida, como não dormir bem, ou viver em volta de copiar o que vê de outra rede social para manter um padrão de visualização, para que se sinta querido e visto.

Sabemos que muitos vivem dessa profissão que levantou verdadeiras fortunas a muitos jovens nos últimos anos e empresários, mas a responsabilidade de manter uma clareza, e evitar que jovens, adultos e crianças percam tempo de suas vidas acreditando em tudo que se vê; e pior tentar chegar ao mesmo nível, sem sucesso que acaba trazendo outro desconforto a autoestima baixa que pode levar a outras complicações.

O que acontece é que muitas divulgações de alguns profissionais do mundo digital, não explicam que para chegar ao sucesso, existe investimento de tempo, estudo árduo, e sim valores a serem aplicados para criar essa possibilidade de crescer através das redes. Então muitos se iludem e perdem tempo, e deixam de realmente estudar e fazer da maneira certa para conseguir ter uma vida ativa fora das redes sociais, para garantir sua existência e conseguir almejar realmente sucesso em todos os âmbitos de sua vida.

Alguns desses transtornos dependendo do grau, precisa ir a tratamento, muitas vezes intervenção com medicamentos, terapia e muito cuidado, para que a pessoa volte a ter uma vida normal sem se sentir fracassada.

É sério, muitos acham que deixar os filhos com aparelhos eletrônicos e vendo redes sociais e fazendo tudo que vê nas redes, é descanso ou lazer, mas não é, mora um perigo muito grande, pois o assédio moral e muitas vezes o sexual também pode trazer outras complicações.

O fato é que devemos sempre encontrar uma boa maneira de usar o digital, para trabalho, informação e ter vida social, mas mantendo o mundo aqui fora como algo que realmente faça parte de sua vida.

Existem alguns restaurantes, bares que pedem para os clientes deixarem seus celulares nas caixas, ou armários para que possam realmente ter uma noite agradável e conviver e viver o momento presente e respeitar o jantar desfrutando com prazer.

Essa atitude mostra o quanto as pessoas já estão preocupadas com o bem estar de seus clientes e a vida de cada um que passa por seu estabelecimento.

Em tempos de um mundo digital, seria ótimo pensarmos em soluções para viver a realidade fora das telas, e conviver com coerência e saúde usufruindo dos momentos com muita atenção.


Denise Maratta

Postagem Anterior Próxima Postagem