OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Governo divulga regras para novo sistema da televisão aberta

O governo apresentou uma série de diretrizes para promover o desenvolvimento do SBTVD-T (Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre) no Brasil. As normas foram publicadas no DOU (Diário Oficial da União) na 5ª feira (6.abr.2023). Eis a íntegra do texto (206 KB).

JORNAL DO GUMA

De Poder 360

Segundo o documento, o Ministério das Comunicações irá apoiar o Forúm SBTVD para que os estudos técnicos sobre as inovações tecnológicas que poderão integrar a próxima geração do SBTVD-T, nomeada como TV 3.0, sejam concluídos até 31 de dezembro de 2024.

O sistema é uma grande evolução na transmissão do sinal da televisão aberta. Promete uma melhoria significativa na recepção e transmissão de imagens e sons. Para isso, tem definido quais tecnologias devem cumprir essas tarefas.

A TV 3.0 deverá oferecer mais interatividade, qualidade de imagem de 4k ou até 8k, integração entre a programação televisiva e a internet, e novas formas de acessar conteúdos culturais, educativos, artísticos e informativos.

O ministério e o Fórum SBTVD coordenam o estudo desenvolvido por universidades brasileiras e parceiros da indústria e de radiofusão sobre tecnologias que devem ser implementadas aos aparelhos de televisões fabricadas a partir de 2025. Mais de 20 organizações internacionais enviaram propostas de tecnologia para a TV 3.0.

Em fevereiro de 2022, o Fórum definiu o sistema de áudio MPEG-H, desenvolvido pela Sociedade Fraunhofer, para ser integrado na TV 3.0. No mesmo mês, o projeto entrou na 3ª e última fase de testes complementares, pesquisa e desenvolvimento.

Em 2023 e 2024, serão realizados testes complementares e atividades das especificações técnicas.

TV 3.0

A TV 3.0 é a evolução da tecnologia de transmissão de sinal de canais abertos utilizada atualmente, a TV 2.5. Os testes de implementação do sistema ainda estão em execução, atualmente na fase 2. A perspectiva é que entre em atividade em 2024.

O objetivo é trazer mais qualidade de som e imagem do que a TV digital atual e entregar conteúdo mais segmentado geograficamente e de acordo com o perfil do telespectador. A segmentação é pensada para melhor direcionamento de publicidade. 

Além disso, deve proporcionar uma integração mais transparente entre TV aberta e Internet. Essa integração deve se dar pela conectividade entre os canais e os aplicativos, que darão a possibilidade de alternar naturalmente entre a TV aberta e os conteúdos de internet oferecidos pelas emissoras. 

O Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre afirma que será necessária a troca de alguns aparelhos televisores, mas que a transição de sinal deve ser feita gradualmente para que toda a população tenha acesso, nos moldes do que foi o desligamento do sinal analógico.

Postagem Anterior Próxima Postagem