OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Google ameaçado? Apple trabalha há anos em seu próprio mecanismo de busca

JORNAL DO GUMA
Apple iPhone 15
© Fornecido por IGN Brasil

Recentemente um suposto email vazado do Google revelou algumas informações sobre o que estaria por vir na empresa. Além disso, um processo antitruste contra a empresa também trouxe diversos pontos à tona, mas um deles se mostrou bastante chamativo: a Microsoft tentou vender o Bing para a Apple, mas ela preferiu continuar com os motores de busca do Google. Qual seria o motivo disso?

Apple desenvolve Pegasus, seu mecanismo de busca

Segundo a Bloomberg, a Apple está desenvolvendo um mecanismo de busca chamado Pegasus há anos. John Giannandrea estaria à frente do projeto. O ponto interessante é que ele já foi diretor do Google e agora é responsável pela divisão de aprendizado de máquina e IA na Apple. Será que sua experiência poderia ser útil à empresa?

Ao que tudo indica, a Apple pretende integrar as opções de pesquisa de forma aprimorada e mais profunda tanto no iOS como no macOS, além de que a empresa também estaria desenvolvendo ferramentas de IA sob a liderança de Giannandrea.

Além disso, em 2019 a Apple adquiriu a Startup Laserlike que foi fundada por ex-funcionários do Google, com o objetivo de criar uma plataforma de personalização, descoberta e busca de conteúdo na web utilizando aprendizado de máquina (IA). É provável que isto tenha ajudado no desenvolvimento do Pegasus.

Pegasus pode ser uma ameaça para o Google?

O projeto já foi inserido e é usado discretamente em algumas tecnologias da Apple, como o Spotlight e Siri. Tudo está em fase inicial e, embora o Pegasus se mostre eficaz, é difícil prever seu futuro.

No momento o Google continua sendo o melhor, tanto que Eddy Cue, chefe da divisão de serviços da Apple testemunhou em um tribunal e declarou que se trata do melhor motor de busca.

Ainda assim, caso a Apple o lance como o mecanismo de busca oficial de seus produtos, isto indicaria um verdadeiro golpe no Google, que paga grandes valores para a empresa inseri-lo como ferramenta de busca padrão em seus aparelhos.

Inscreva-se no canal do IGN Brasil no Youtube e visite as nossas páginas no FacebookTwitterInstagram e Twitch!

Postagem Anterior Próxima Postagem