OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

JG - JORNAL DO GUMA

EDUCAÇÃO


 RHEDEPE forma alunos de "moulage"

Equipe da Rhedepe com o representante do SENAI

A Rhedepe de Avaré realizou na terça feira dia, 28 mais um formatura dos alunos do Curso de Moulage.
Através de uma parceria das RHEDEPE com o SENAI os alunos foram capacitados para entrada no mercado de trabalho com as modernas técnicas do MOULAGE, aprendendo a desenvolver a modelagem tridimensional diretamente sobre o manequim, com o objetivo de visualizar as linhas gerais do modelo, construindo peças com volumes e caimento diferenciados.
Fotos de Marina Scripilliti
VEJA MAIS FOTOS CLIQUE AQUI

"Anna Novaes" desenvolve Projeto Folclore



Os alunos da EMEB Dona Anna Novaes de Carvalho, durante a última semana, juntamente com as professoras, funcionários e direção, desenvolveram o Projeto Folclore.
A semana foi repleta de atividades, divididas em séries e acompanhadas pelas professoras da sala e de Educação Física. Além de exercitarem-se numa agradável caminhada pela Trilha Ecológica do Horto Florestas, os alunos lancharam e brincaram com os brinquedos que confeccionaram em sala durantes as aulas sobre o Folclore.


Durante o Projeto, também foi realizada uma exposição de brinquedos e trabalhos com sobre os seguintes temas: Saci na garrafa, Bumba Meu boi, Plantas medicinais do quintal das vovós e literatura de Cordel.
FOLCLORE
Folclore é o conjunto de crenças, superstições, lendas, festas e costumes de um povo passado de geração em geração. A palavra Folclore vem do inglês pela junção das palavras folk (povo) e lore (sabedoria popular) significando sabedoria do povo.

As Cantigas de roda, Serenatas, Carnaval, Festas Juninas, ou ditados populares, parlendas ou trava-línguas, adivinhas, Literatura de Cordel,Vestuário, pratos típicos, roupas, Boneca de pano, arapuca, pipa (papagaio), pião, bolinha de gude, esconde-esconde, Lendas e Mitos, Crenças e Superstições e também Arte e Artesanato, são algumas formas de manifestação cultural em que o  Folclore Brasileiro está presente. 
Fonte Secretaria de Comunicação de Avaré.


Creche São Benedito realizou exposição folclórica

                          Diretora da CEI, Rosangela com a Professora Helena

Os alunos do CEI São Benedito realizaram na última quarta-feira, 29, uma exposição sobre o Folclore com o objetivo de resgatar as diferentes manifestações culturais conservadas pela tradição popular. As famílias, juntamente com seus filhos, puderam reviver um pouco de magia existente em nossa história.
Durante três semanas, as Auxiliares de Desenvolvimento Infantil – ADIs -, utilizaram contos, lendas e canções para trabalharem o tema “Folclore” com as crianças. Foram realizadas oficinas com massa de modelar e sucatas para a criação de personagens folclóricos e objetos pra brincadeiras, como amarelinha, bibioquê e outros.
                              Mãe e filho brincando de telefone de lata

Além das oficinas, foi organizado o “Dia da Brincadeira Folclórica”. As crianças se divertiram muito com brincadeiras como: amarelinha, lenço atrás, cobra cega, balangandã, dentre outras. Por fim, as cantigas de roda, acalantos e parlendas alegraram o ambiente.
Os trabalhos feitos pelas crianças fizeram parte de uma exposição, na qual os pais participaram de uma divertida competição de trava línguas e o que é o que é? A interação pais e filhos foi um momento marcante para a exposição. “Um resgate da infância”, afirmaram alguns pais. Ao final, foram servidos chás típicos e uma deliciosa canjica.  
Fonte Secretaria de Comunicação de Avaré
Postagem Anterior Próxima Postagem