OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

MORRE ZAGALLO

  • Ex-jogador estava internado desde o dia 26 de dezembro e acabou não resistindo à "progressão de múltiplas comorbidades previamente existentes"

JORNAL DO GUMA
Por Extra — Rio de Janeiro

Um dos maiores nomes do futebol brasileiro, Zagallo morreu às 23h41 desta sexta-feira no Hospital Barra D'or, no Rio, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Segundo o ge, ele estava internado desde o dia 26 de dezembro e acabou não resistindo à "progressão de múltiplas comorbidades previamente existentes".


O ex-jogador e ex-técnico faleceu aos 92 anos. A informação foi divulgada em seu perfil no Instagram. Único brasileiro campeão mundial como treinador e jogador, Zagallo estava aposentado desde 2006, após a Copa do Mundo da Alemanha, e conviveu com inúmeros problemas de saúde. A última internação havia sido em julho do ano passado por causa de uma infecção respiratória.

Há dois anos, ele já havia ficado internado por quase duas semanas, mas recebeu alta às vésperas do seu aniversário de 90 anos. Viúvo desde 2012 de Alcina de Castro, Zagallo deixa quatro filhos: Maria Emilia de Castro Zagallo, Paulo Jorge de Castro Zagallo, Mário César Zagallo, Maria Cristina de Castro Zagallo.

"Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas. Agradecemos a Deus pelo tempo que pudemos conviver com você e pedimos ao Pai que encontremos conforto nas boas lembranças e no grande exemplo que você nos deixa", diz a nota publicada nas redes sociais.

Com a morte de Zagallo, aos 92 anos, na noite desta sexta-feira, não há mais nenhum jogador vivo que tenha sido titular na final da Copa do Mundo de 1958, quando a seleção brasileira venceu a Suécia por 5 a 2, e se sagrou campeã mundial pela primeira vez na história. Zagallo e Pelé eram os últimos restantes.

Naquele dia, no estádio Rasunda, em Estocolmo, capital sueca, iniciaram em campo: Gilmar; Djalma Santos, Orlando, Bellini e Nilton Santos; Zito, Didi e Garrincha; Zagallo, Vavá e Pelé. O técnico era Vicente Feola, que morreu em 6 de novembro de 1975, aos 66 anos.
ntre estes jogadores, o primeiro a nos deixar foi Garrincha, ainda em 1983, quando tinha apenas 49 anos. Ele foi o único a morrer no século XX e também o mais jovem. Didi faleceu em 2001, aos 72 anos, próximo a Vavá, que morreu no ano seguinte, aos 67.

Grande parte do onze inicial daquele dia na Suécia estava faixa dos 80 anos, como foram os casos de Pelé, que morreu em dezembro de 2022, e Nilton Santos, que faleceu em 2013. Zagallo foi o único a passar dos 90 e, portanto, o que viveu por mais tempo.
Postagem Anterior Próxima Postagem