É possível que você já tenha perdido a paciência hoje com alguma ligação do pessoal do telemarketing. Com mais azar, seu telefone está tocando agora, enquanto você lê este texto, através de um número que você nunca viu na vida. Sim, as famigeradas ligações com DDD desconhecido são insistentes e irritantes, e isso não chega a ser uma novidade. O fato novo, e que pode fazer muita gente ter um surto de alegria, é que já é possível bloquear estas ligações, e vamos te ensinar como fazer isso.

Antes de ensinar o caminho das pedras, é preciso dizer que a decisão de possibilitar o bloqueio destas ligações partiu da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A determinação prevê que empresas do setor lancem, até o dia 16, uma lista nacional e única de consumidores que não querem receber chamadas de telemarketing.

A medida vale para Algar, Claro, Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. Elas precisam ainda criar um canal para que o consumidor possa manifestar seu desejo.

O ‘não perturbe’ está de olho no emprego de robôs. Preocupadas com o crescimento de reclamações, muitas companhias utilizam a prática para atingir o cliente a partir de diferentes números. Isso deve acabar.

A regra, vale salientar, só se aplica a chamadas realizadas por empresas de telecomunicação. Companhias de outros setores ficam de fora.

Entre 2016 e maio de 2019, mais de 83.829 reclamações foram registradas contra serviços. A Anatel assegura que irá fiscalizar a implementação da regra. E em caso de descumprimento, multa de R$ 50 milhões.

Se você não quer receber as ligações, precisa se inscrever em links específicos no site do Procon de cada estado. É preciso divulgar número de telefone (fixo e móveis). Ao final, o consumidor recebe uma senha enviada por e-mail.

Assim, é possível excluir e incluir números de telefone. Após 30 dias, as empresas ficam proibidas de ligar. 

Redação CONTI outra. Com informações de hypeness