OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Benefícios do chá de camomila: bebida tem ação calmante

JORNAL DO GUMA



O chá de camomila é feito com as folhas e flores da camomila, a Chamomilla recutita (L). Rauschert, que é uma planta herbácea e aromática. Tem propriedades medicinais e um ótimo aliado para quem quer combater cólicas, ansiedade, queimaduras, insônia e catapora.

A flor da camomila, quando imersa em água quente para preparar o chá, libera óleos essenciais com propriedades calmantes, antioxidantes e anti-inflamatórias, fazendo com que a bebida possa ajudar pessoas agitadas, quem têm cólicas e inchaço, além de ser boa para pele.

Benefícios do chá de camomila

Ajuda a acalmar: O chá de camomila contribui para a diminuição da ansiedade e a ter uma boa noite de sono. Isso porque a planta conta com glicenia, substância que exerce um efeito calmante sobre os nervos e que ajuda a dormir. Além disso, o flavonoide apigenina, também presente, liga-se a receptores GABA-A cerebrais de maneira semelhante aos benzodiazepínicos (remédios tranquilizantes), reduzindo a ansiedade.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Reduz cólicas: Por sua atividade antiespasmódica, ou seja, que ajuda a reduzir a contração involuntária dos músculos, o chá de camomila pode ajudar a reduzir as cólicas intestinais e também os gases.

Diminui o inchaço: A camomila contém camazuleno, um composto químico que auxilia na redução do inchaço. Ela também tem ação benéfica no fígado, ajudando na eliminação de gordura, o que também beneficia pessoas que querem emagrecer - quando aliada à uma dieta saudável e à prática de exercícios físicos.

Principais nutrientes da camomila

Erva camomila (100 g)
Calorias1 kcal
Proteínas0 g
Gorduras totais0 g
Carboidratos0,2 g
Cálcio2 mg
Ferro0,08 mg
Magnésio1 mg
Potássio9 mg
Sódio1 mg
Zinco0,04 mg
Tiamina (Vitamina B1)0,01 mg
Riboflavina (Vitamina B2)0,004 mg
Ácido fólico (Vitamina B9)1 DFE
Vitamina A20 UI
Vitamina D0 mcg
Vitamina E0 mg
Vitamina K0 mcg

Tabela do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USD)

Os principais nutrientes do chá de camomila são os flavonoides, que possuem ação anti-inflamatória e antioxidante. Esta última é importante, porque combate os radicais-livres e previne doenças cerebrais degenerativas (como o Alzheimer, câncer e outras complicações.

A cumarina também está presente no chá de camomila e ela possui ações antioxidante e antibacteriana. A planta ainda conta com vitamina A, nutriente que contribui para a boa visão, pois protege a córnea.

Benefícios da camomila em estudo

Bom para a pele: Ainda não há consenso sobre este benefício do chá de camomila, mas alguns estudos têm mostrado que os óleos essenciais presentes na flor de camomila, liberados durante a preparação do chá, podem ser benéficos quando aplicados diretamente sobre a pele em compressas.

Isso porque eles teriam propriedades anti-inflamatórias, que atuariam contraindo os vasos sanguíneos e ajudando a diminuir a vermelhidão, arroxeado e inchaço da pele, sendo especialmente benéfico para reduzir olheiras.

Ação anti-inflamatória: A ação anti-inflamatória do chá de camomila pode ser benéfica em diversos problemas, entre eles as artrites e outras doenças reumáticas. Converse com o seu médico para saber se o chá pode ajudar no seu caso.

Quantidade recomendada de camomila

A orientação é consumir entre três e doze gramas da planta da camomila seca, sendo que para preparar uma xícara de 200 ml de chá de camomila pode-se utilizar uma colher de sobremesa da planta seca. Também é recomendado que não se ultrapasse o consumo de duas ou três xícaras de chá de camomila por dia.

Como usar a camomila

Para beber: Utilize cerca de uma colher de sobremesa da planta seca para 200 ml de água. Depois de fervida a água, adicione a camomila seca e deixe em infusão por cerca de cinco minutos. Coe e está pronto para consumir. Recomenda-se não ingerir mais do que três xícaras do chá por dia.

Como compressa: Para utilizar o chá de camomila como compressa, prepare o chá da mesma forma que faria para beber. Depois espere até que ele esteja morno; pegue um pano bem limpo, mergulhe-o na bebida e coloque-o que suavemente sobre os olhos. Deixe por alguns minutos e retire.

Cuidados específicos

Pessoas que fazem uso de anticoagulantes devem evitar o chá de camomila. Isto porque a erva pode reduzir a eficácia de alguns medicamentos voltados para combater a doença.NÃO ARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Chá de camomila: contraindicações

O chá de camomila não é indicado para gestantes por existir a possibilidade de elevar o risco de aborto. Pessoas que fazem uso de anticoagulantes também devem evitar o consumo da bebida.

Riscos do consumo excessivo

O excesso de chá de camomila pode causar sedação, hipotensão, diarreia, insônia, excitação nervosa, náusea e vômitos.


Chá de camomila: como fazer em 3 receitas variadas

Chá de camomilaNÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Chá gelado de camomila com limão e mel

Chá gelado de camomila e gengibre


Fontes:

Maria Angélica Fiut, nutricionista e fitoterapeuta presidente da Associação Brasileira de Fitoterapia - CRN: 05101043/04

Cintya Bassi, nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão - CRN: 21838/03

Maria Eugênia Gutheil, nutricionista consultora da Associação Brasileira de Indústria de Alimentos Dietéticos - CRN: 42874/03


Postagem Anterior Próxima Postagem