OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Senac contribui com inserção de jovens no mundo do trabalho

JORNAL DO GUMA

Da Assessoria


Programa de Aprendizagem estimula e prepara com formação profissional, técnica e cidadã



O desemprego gerado pela pandemia de Covid-19 fez crescer o trabalho infantil no Estado de São Paulo,de acordo compesquisa realizada pelo Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com mais de 50 mil famílias, em 2020. O levantamento da organização aponta para um aumento de21% no número de crianças e adolescentes em idade escolar que passaram a trabalhar para complementar a renda familiar durante a crise sanitária.

Para contrapor essa realidade, o Senacoferece o Programa Senac de Aprendizagem, cujo objetivo é contribuir para o acesso qualificado e sustentável de jovens ao mercado de trabalho, combatendo a informalidade e abrindo oportunidades de empregos em empresas parceiras, por meio de vagas para aprendizes. E os moradores de Botucatu e região também podem contar com o programa para a inserção dos jovens ao mundo de trabalho. 

Muris Sleiman, professor do curso no Senac Botucatu, esclarece que a capacitação tem uma abordagem que prioriza o desenvolvimento integral do aluno no início da sua trajetória profissional. “O curso lidacom temáticas sobre o mundo do trabalho, desenvolvimento pessoal, participação social, projeto aprendizagem e prática profissional. Além disso, trabalha com as  marcas formativas de domínio técnico-científico, visão crítica e atitude empreendedora, sustentável e colaborativa”.Nessa vivência, o aluno tem a oportunidade de ter seu primeiro contato com temas ligados ao universo corporativo.

O jovem Denis Gabriel Costa participou do programa em 2019, quando estava com 21 anos. Relata que foi uma oportunidade de crescimento e seu primeiro contato com o mercado de trabalho. “O programa abriu portas para começar minha vida profissional. Quando o curso de aprendizagem encerrou,fui efetivado e, hoje, sou um funcionário da empresa que comecei como aprendiz”, conta.

A história de Lorena de Oliveira é semelhante. Ela considera o Programa Senacde Aprendizagem um divisor na sua vida profissional, já que foi por meio dele que aprendeu a se comportar em uma empresa e a lidar com as adversidades do dia a dia. “Enquanto estava no programa,atuei numa grande empresa do segmento de vestuário efoi ali que aprendi como me portar em uma atividade profissional e a conviver com pessoas de diferentes personalidades”. Após o aprendizado inicial, hoje ela atua monitorando as redes sociais de uma loja. 

A educação profissionalizante é o caminho mais assertivo para inserir os jovens no mundo do trabalho, de acordo com Paula Andréia de Melo, gestora de departamento pessoal do supermercado Central, instituição parceira do Senac Botucatu há mais de 10 anos. “Consideramos o programa um diferencial na formação profissional desses jovens, que, na maioria das vezes, chegam retraídos e vão desabrochando ao longo dos meses, aprendendo a lidar com os desafios e se tornando jovens cidadãos confiantes com a atividade que desempenham.”

As empresas que aderem ao programa cumprem a legislação como contratantes de aprendizes, bem como assumem um importante papel de parceiros da ação educativa. Dessa maneira, também atuam na transformação dos jovens, a partir do momento que criam oportunidades de ingresso e permanência no mercado.

 

Como participar

As empresas interessadas em participar do Programa Senac de Aprendizagem devem, inicialmente, contatar aunidade local do Senac e verificar a oferta de turmas. Em seguida, precisam elaborar o processo de recrutamento e seleção, firmando um contrato de aprendizagem com o jovem.O acordo de trabalho terá duração de 18 meses; para ser beneficiado, o aprendiz deve ter até 24 anos (incompletos). 

Atualmente, o Senac Botucatu está com inscrições abertas para turmas com início em 12 de julho (Turma1), 13 de julho (Turma 2), 10 de agosto (Turma 3) e 23 de novembro (Turma 4). O programa é gratuito para empresas contribuintes do Senac. Após a contratação, a empresa realizará a matrícula do aprendiz na unidade responsável pela execução da carga horária teórica do programa. 

Sobre o Programa Senac de Aprendizagem

O Programa Senac de Aprendizagem existe desde 2009, por meio do curso Aprendizagem Profissional em Comércio de Bens, Serviços e Turismo, e promove a capacitação profissional pela qual jovens podem ter sua primeira experiência no mundo do trabalho. O programa atende aos dispositivos da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000) e promove a inserção social de jovens no mundo do trabalho. Saiba mais em www.sp.senac.br/jovem-aprendiz.

 

Serviço:

Senac Botucatu

Local:Rua Dr. Rafael Sampaio, 85, Boa Vista – Botucatu/SP

Informações e inscrições:https://www.sp.senac.br/senac-botucatu

Junho/2021

Postagem Anterior Próxima Postagem