OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Quem foi Joana d’Arc? 6 curiosidades sobre a guerreira medieval

TV AVARÉ
Canal de Ensino

Você sabia que Madonna possui uma música que se chama Joana d’Arc? Que, desde a origem do cinema, inúmeros filmes foram feitos sobre ela? Mas quem foi Joana d’Arc e por que sua figura intriga as pessoas há mais de 500 anos?

🔻
FILME 



Joan of Arc (1999)
Leelee Sobieski (Joana d'Arc)
 
Sinopse: Em 1412, nasce em Domrémy, França, uma menina chamada Joana. Ainda jovem, ela desenvolve uma religiosidade tão intensa que a fazia se confessar algumas vezes por dia. Eram tempos árduos, pois a Guerra dos Cem Anos com a Inglaterra se prolongava desde 1337. Em 1420, Henrique V e Carlos VI assinam o Tratado de Troyes, declarando que após a morte de seu rei a França pertencerá a Inglaterra. Porém, ambos os reis morrem e Henrique VI é o novo rei dos dois países, mas tem poucos meses de idade e Carlos, o delfim da França, não deseja entregar seu reino para uma criança. Assim, os ingleses invadem o país e ocupam Compiègne, Reims e Paris, com o rio Loire detendo o avanço dos invasores. Carlos foge para Chinon, mas ele deseja realmente ir para Reims, onde por tradição os soberanos franceses são coroados, mas como os ingleses dominam a região, isto se torna um problema. Até que surge Joana que, além de se intitular a "Donzela de Lorraine" tinha uma determinação inabalável e dizia que estava em uma missão divina, para libertar a França dos ingleses. Desesperado por uma solução, o delfim resolve lhe dar um exército, com o qual ela recupera Reims, onde o delfim é coroado Carlos VII. Mas se para ele os problemas tinham acabado, para Joana seria o início do seu fim. 

🔻
Camponesa francesa, ela lutou na Guerra dos Cem Anos (1337 – 1453), foi capturada pelos ingleses e enviada à fogueira por bruxaria. No século XX, teve sua imagem reabilitada e hoje é a padroeira da França e um dos grandes nomes da história mundial. Por isso, ao longo do texto, vamos trazer uma breve biografia, listar 6 curiosidades e outros 3 filmes sobre ela. Confira!

Joana d’Arc

Joana D’Arc era filha de agricultores e nasceu na região de Lorena, no nordeste da França, por volta de 1412. Sua vida foi marcada pelo evento histórico conhecido como Guerra dos Cem Anos (1337 – 1453), conjunto de batalhas travadas entre os governantes franceses e ingleses por disputas de território e de sucessão.

Aos 13 anos, ela revelou que acreditava ter ouvido vozes e recebido aparições de São Miguel Arcanjo, Santa Catarina de Alexandria e a Santa Margarida de Antioquia. Segundo a menina, essas figuras lhe diziam que deveria se juntar ao exército francês e ajudar o rei Carlos VII na luta contra a Inglaterra.

Com o tempo, esses episódios ficaram cada vez mais frequentes. Então, aos 16 anos, Joana d’Arc pediu a um funcionário do governo que a levasse até a corte do rei. Depois de muita insistência, ela recebeu um cavalo e uma escolta. Antes de partir, cortou seu cabelo bem curto e se vestiu com trajes masculinos.

Não se sabe por qual motivo Carlos VII, rei da França, aceitou falar com uma menina empobrecida que dizia ouvir mensagens divinas. Depois da conversa, entretanto, ela conseguiu autorização para fazer parte do exército.

Não há consenso entre os historiadores sobre o papel militar que ela efetivamente desempenhou. Alguns acreditam que ela ocupava um cargo importante; outros, que sua presença era simbólica. Entretanto, a França teve várias vitórias durante sua participação.

Para os ingleses, esse fato era suficiente para acusá-la de bruxaria. Com o constante sucesso francês, Carlos VII poderia consolidar seus direitos sobre o reino. Entretanto, no caminho para a coração, que ocorreria em Paris, a corte foi surpreendida pelo inimigo.

O governo, então, decidiu dissolver o exército e se apoiar na diplomacia para reaver seus ganhos. Joana d’Arc, já sem papel na luta, reuniu alguns soldados e continuou a participar de batalhas por conta própria.

Em 1430, ela decidiu guerrear na cidade de Compiégne, que fora tomada pelos inimigos. Dias depois, acabou sendo capturada. No ano seguinte, foi julgada por bruxaria e heresia e, em 30 de maio de 1431, foi levada para a fogueira.

Durante a década de 1450, a camponesa foi inocentada pelo papa. Em 1920, séculos depois, ela foi considerada santa pela Igreja Católica. Hoje, é tida como a padroeira da França e está sincretizada em religiões afro-brasileiras como a orixá Obá.

  • 6 curiosidades sobre Joana d’Arc

Fonte: Reprodução

  • Agora que você já sabe um pouco mais sobre Joana d’Arc, confira algumas curiosidades a seu respeito:
 
1. Símbolo da França na Primeira Guerra Mundial

Durante a Primeira Guerra Mundial, que ocorreu de 1914 a 1918, muitos soldados franceses levavam uma imagem de Joana d’Arc. Eles acreditavam que, dessa forma, obteriam força e conquistariam muitas vitórias para seu país.

2. Musa inspiradora

A vida de Joana d’Arc inspirou várias obras cênicas, como a ópera composta pelo italiano Giuseppe Verdi (1813 – 1901) em 1844, a peça escrita em 1801 pelo alemão Friedrich Schiller (1759 – 1805) e outra concebida por George Bernard Shaw (1856 – 1950) em 1923.

3. Ícone do rock

Joana d’Arc também foi o centro de muitas músicas dos gêneros rock e pop. A banda canadense Arcade Fire, a cantora pop americana Madonna e conjunto alemão e norueguês Leave’s Eyes possuem canções em sua homenagem. O Brasil não fica fora da tendência, já que possui até uma banda de rock nacional chamada Joana d’Arc.

4. Grafias diversas

Apesar de “Joana d’Arc” ser a grafia utilizada em português, há também “Joan of Arc”, em inglês, “Jehanne, la Pucelle” e “Jehanne Darc”, principalmente em francês, e “Jeanne d’Arc”, usada em alemão.

5. Muitos retratos ao longo da história

Atualmente, há cerca de 20 mil monumentos, 800 biografias e 50 filmes. No decorrer dos séculos, Joana d’Arc já foi interpretada por atrizes como Ingrid Bergman (1915 – 1982), em 1948 e 1954, Jean Seberg (1938 – 1979), em 1958, e Milla Jovovich, em 1999.

6. Mil faces da heroína

Após sua morte, muitas jovens francesas assumiram a identidade de Joana d’Arc, percorrendo os vilarejos e convencendo a população. Uma delas, conhecida como Claude des Armoises, chegou a ser apoiada pelos irmãos da guerreira e conquistou a admiração de vários nobres europeus até ser desmentida pelo rei Carlos VII.

  • Para finalizar, vamos listar mais 3 filmes sobre a lendária guerreira francesa:

1. Joana d’Arc – A donzela de Orleans (1916) | Estados Unidos | 2h20

Filme mudo que conta a história de Joana d’Arc desde o momento em que decide ir para a guerra. Diversas vezes durante a produção, conhecemos os sentimentos e as angústias da heroína. Foi um dos primeiros filmes de Cecil DeMille (1881 – 1959), um dos fundadores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.

2. Joana na Fogueira (1954)| Itália, França | 1h50

Dirigida por Roberto Rossellini (1906 – 1977), é uma versão musical do martírio de Joana d’Arc, condenada por bruxaria. Em meio às reflexões e acusações contra a protagonista, interpretada por Ingrid Bergman, o filme explora o papel simbólico que ela desempenhou para o povo francês.

3. Joana d’Arc (2019) | França | 2h18

Do francês Bruno Dumont, o filme se segue a uma obra sobre a infância da guerreira feita pelo diretor em 2017 e foca nos momentos finais de d’Arc. Com cenas inusitadas e músicas semelhantes ao estilo eletrônico, o longa procura explorar o que a vida de Joana d’Arc possui de universal.

Gostou de conhecer a história dessa figura que fascina as pessoas há tantos séculos? Se você sabe mais algum fato curioso sobre Joana d’Arc, deixe nos comentários!

No Canal do Ensino, você encontra:

Postagem Anterior Próxima Postagem