OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Bate-papo Pontos MIS | Paris, Texas

 TV AVARÉ

Da Assessoria


O Bate-papo de Cinema Pontos MIS realiza, aos sábados, exibições de filmes (as exibições não acontecem aqui no YouTube) seguidos de debates neste canal, buscando trazer membros da equipe dos filmes, pesquisadores da área, críticos de cinema, jornalistas e agentes cineclubistas para discutir sobre a obra e apresentar curiosidades da produção.
Neste mês de julho, em parceria com o serviço de streaming Belas Artes À La Carte, o MIS apresenta uma mostra de filmes que percorre o mundo, transitando por vários continentes. Na primeira edição, o clássico “Paris, Texas” (dir. Wim Wenders, Alemanha, 1984, 146 min, 12 anos) é analisado por Marcelo Lyra (crítico literário, crítico de cinema e professor), com mediação de Giuliana Monteiro (roteirista e diretora).

*com interpretação em Libras

Sobre o filme:
“Paris, Texas”
(dir. Wim Wenders, Alemanha, 1984, 146 min, 12 anos)
Um homem é encontrado exausto e sem memória em um deserto ao sul dos Estados Unidos. Aos poucos se recordando de sua vida, ele é acolhido pelo irmão Walt, que é casado com Anne. Com eles vive também Hunter, filho do homem sem memória, que aos poucos volta a se identificar com o pai. O homem é Travis Henderson, que logo tem que enfrentar também sua esposa, Jane, e tentar acertar sua vida de novo.

Sobre os convidados:
Marcelo Lyra é formado em jornalismo pela PUC-SP em 1989 e cursou as disciplinas de montagem, crítica de cinema e de história da crítica na (ECA-USP). Passou por quase todas as editorias de jornais até chegar ao Caderno 2 do jornal O Estado de S. Paulo, em 1999, quando tornou-se repórter de cinema e, eventualmente, assinava a coluna de filmes na TV. Foi repórter do Jornal da Tarde e colaborador das seguintes publicações, sempre na área de cinema: Revista de Cinema, Revista Ver Vídeo, Jornal do Brasil, Revista do Memorial da América Latina, revista Bizz e jornal Valor Econômico. É autor do livro “Cinema como razão de viver”, publicado em 2003. Dá cursos de história do cinema, realiza regularmente curadorias de mostras de cinema, participou de inúmeras comissões de seleção de filmes para festivais e de júris de festivais, como o Festival de Brasília, do Ceará, Goiás, Porto Alegre, Santa Catarina, curtas de São Paulo e outros. Em 1993, foi vencedor do prêmio ABIC de melhor reportagem.
Juliana Brito é formada em Cinema pela FAAP, tendo cursado Propaganda e Marketing na AIPE na Austrália. Iniciou na distribuidora Pandora Filmes na área de programação, onde logo assumiu a coordenação da equipe enquanto atuava como programadora do cinema Belas Artes em São Paulo. Após cinco anos, assumiu a Direção Executiva do Belas Artes Grupo, que engloba a Distribuidora Pandora Filmes, o cinema Petra Belas Artes e a plataforma de streaming Petra Belas Artes à La Carte.
Sobre a mediadora: Giuliana Monteiro é roteirista e diretora nascida em São Paulo, Giuliana Monteiro é mestre em produção de filmes pela faculdade de Nova Iorque, Tisch School of the Arts, onde dirigiu e roteirizou diferentes projetos audiovisuais. Atualmente trabalha em dois filmes, o seu primeiro longa-metragem ficcional, “Estrada para Livramento”, que tem o apoio do fundo Spike Lee para desenvolvimento e da fundação San Francisco Film Society e também na finalização do longa-metragem documental “Bento”.
Sobre o Belas Artes À La Carte: O Belas Artes à La Carte é um streaming de filmes pensado para quem ama cinema de verdade. Seu catálogo, que conta com cerca de 400 títulos, inclui filmes de todos os cantos do mundo e de todas as épocas: contemporâneos, clássicos, cults, obras de grandes diretores, superpremiados e principalmente aqueles que merecem ser revistos e que tocam o coração dos cinéfilos.
SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso temporariamente. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.

O MIS agradece aos patrocinadores, apoiadores e patronos da programação, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), TozziniFreire Advogados (apoio institucional), Bain & Company (apoio institucional), Telhanorte (apoio operacional), Itaú (patrono) e Lefosse (patrono).
Postagem Anterior Próxima Postagem