OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Entenda a polêmica envolvendo Cid Moreira e os filhos

JORNAL DO GUMA
DO JETSS

DA DIVULGAÇÃO -

Roger Felipe Moreira é filho adotivo de Cid Moreira. Em entrevista a Fabíola Reipert, Roger afirmou que o pai o deserdou.


Após Cid Moreira ter se tornado assunto ao afirmar que se arrependeu de adotar um de seus filhos, Roger Felipe Moreira, e um de seus herdeiros biológicos ter vindo a público criticar o comportamento do pai, descobriu-se o motivo por trás da briga familiar.
Como Roger já contou em entrevista à Fabíola Reipert, o apresentador enviou um recado malcriado ao rapaz, se mostrando arrependido por tê-lo adotado e afirmando que iria deserdá-lo. No entanto, o que não teria sido revelado, de acordo com Fábia Oliveira, é que o e-mail teria sido enviado durante uma explosão do jornalista, que teria se exaltado ao descobrir que o rapaz entrou com uma ação contra o pai, alegando abandono afetivo e pedindo uma indenização milionária por danos morais.
Embora o processo siga em segredo de justiça, ele teria perdido em primeira instância e continua recorrendo em segunda instância.


Ao receber a intimação, Cid perdeu a cabeça e enviou um e-mail ofensivo ao filho. No entanto, segundo a jornalista, tudo teria sido falado em um momento de raiva e de boca para fora. De acordo com as leis que regem a adoção no Brasil, assim como não é possível “devolver” uma pessoa após a adoção legal, pois em território nacional é considerada irrevogável de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei 8.069/1990), com a expedição de uma nova certidão de nascimento comprovando a filiação.
Além disso, deserdar um filho não é um processo tão fácil assim, já que, segundo a lei, filhos biológicos ou adotivos são os herdeiros naturais e para que alguém possa deserdá-los, é necessário abrir um processo de deserdação com hipóteses previstas em lei, como ofensa física ou injúria grave, por exemplo.
Em entrevista à jornalista Fabíola Reipert, da Record, Roger Felipe Moreira, filho adotivo do jornalista Cid Moreira, de 93 anos, acusou o pai de tê-lo ‘deserdado’. O rapaz chegou a mostrar um trecho de um e-mail enviado por Cid.
“Você continua sendo meu filho adotivo porque não consegui reverter a adoção. Eu fiz um documento e deserdei você. Escrevi de próprio punho e assinei. Juntei pareceres de profissionais da saúde para provar que não estou senil. Foi um engano te adotar. Fico feliz em saber que você está sendo capaz de se manter”, diz o texto escrito pelo apresentador.
Vale pontuar que embora exista muita desinformação sobre a adoção no imaginário popular, assim como não se pode “devolver” um filho biológico ou negligenciá-lo por poder configurar abandono, o mesmo se aplica a filhos adotivos, pois não é possível “reverter uma adoção” de acordo com as leis brasileiras.
Nesta semana, ainda foi noticiado que o filho mais velho de Cid, Rodrigo Moreira, o acusa de abandono, alegando que o pai saiu de casa quando ele tinha 2 anos, e não voltou para visitar ele e a mãe, faltando com suporte e amparo emocional.
Postagem Anterior Próxima Postagem