OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Games: um mercado promissor

 Em alta, segmento de jogos busca cada vez mais profissionais qualificados; especialista do Senac Botucatu dá dicas para quem deseja atuar na área

JORNAL DO GUMA

Da Assessoria




 

            A internet tem mudado a relação das pessoas com o mundo e criado novas profissões e oportunidades de negócio. Nesse novo cenário, o mercado de games tem apresentado crescimento importante nos últimos anos e já ultrapassa a indústria do cinema. Segundo dados da Pesquisa Game Brasil, 72% da população brasileira jogam games, com os smartphones sendo a plataforma mais utilizada pelos jogadores. Estima-se ainda que o setor deve ter uma receita de 2,3 bilhões de dólares, em 2021, o que representa um aumento de 5,1% em relação a 2020.

            Anderson Serrano Celestino, docente da área de tecnologia da informação do Senac Botucatu, avalia que o segmento de desenvolvimento mobile é uma ótima aposta de carreira. Com projeções bilionárias, a demanda por novos profissionais qualificados tem aumentado.

            “É possível ingressar nesse universo por meio de diversas áreas: desenvolvedor de games, game designer, game tester, modelagem 3D, produção, gestores de projetos, marketing, entre outras. Um dos requisitos mais pedidos em vagas do mercado é ter domínio da ferramenta de desenvolvimento de jogos Unity, e algumas habilidades como raciocínio lógico e criatividade”, explica.

            Atualmente, o Brasil conta com aproximadamente 400 empresas desenvolvedoras de games e o estado de São Paulo é o líder desse segmento, com mais de uma centena de empreendimentos. O mercado absorve ainda profissionais autônomos e freelancers. O docente reforça que se trata de um cenário maduro e promissor, com boas oportunidades no país, mas também no exterior, especialmente no Canadá e Estados Unidos.

             “Quem pretende atuar como desenvolvedor de games, precisa de capacitação profissional para se destacar. Para isso, é fundamental ter contato com todas as áreas que envolvem o tema, como o ambiente de criação de um game e até o equipamento do usuário final, incluindo domínio de hardware, redes, infraestrutura e desenvolvimento”, pontua Anderson.

 

Conhecimento na área

O Senac Botucatu possui um amplo portfólio de cursos capazes de qualificar profissionais que desejam atuar na área de games. Para mais informações, acesse o Portal: https://www.sp.senac.br/botucatu.

A instituição também está com a campanha de cursos técnicos por R$ 99 mensais, desenvolvida para reforçar que aprendizado técnico pode ser o caminho ideal para quem busca uma oportunidade de traçar novas rotas na carreira, especializar-se em uma área de interesse ou até mesmo conseguir uma recolocação profissional.

 

Serviço:

Senac Botucatu

Local: Rua Dr. Rafael Sampaio, 85, Boa Vista – Botucatu/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/botucatu

Setembro/2021

Postagem Anterior Próxima Postagem