OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Secretaria da Pessoa com Deficiência de Avaré retomou eventos presenciais

JORNAL DO GUMA

Da SECOM Avaré




Ano também foi marcado pela realização de formação voltada para técnicos e assistidos pela pasta

O ano de 2022 foi marcado pela retomada dos eventos presenciais da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPD) após dois anos de pandemia.

O desfile inclusivo Moda Eficiente realizado em novembro reuniu 24 modelos, além de familiares e público.

A proposta do evento protagonizado por pessoas com deficiência é fomentar o olhar da indústria para a confecção de roupas adaptadas a esta comunidade.

A edição contou com a parceria da empresa Lunelli, que confeccionou as roupas utilizadas pelos participantes, e apoio de outras empresas do ramo têxtil e de beleza de Avaré.

Assistidos da SEDPD também participaram do tradicional Desfile Cívico após dois anos de suspensão por conta da crise sanitária e de ações do Setembro Verde, mês que conscientiza sobre a necessidade da inclusão da pessoa com deficiência.

Outro importante evento foi o 1º Circuito de Inclusão que reuniu aproximadamente 400 pessoas no Camping Municipal, um dos cartões-postais de Avaré.

A edição que disponibilizou uma programação cultural e esportiva foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

A SEDPD também retomou em neste ano o evento “A Comunidade e a Pessoa com Deficiência”.

Uma vasta programação foi desenvolvida no Largo São João com a proposta de integrar poder público, sociedade civil, instituições de ensino e iniciativa privada em prol da inclusão e do empoderamento da pessoa com deficiência.

Outro destaque foi a implantação do projeto Trilha Acessível. A iniciativa consiste na disponibilização de cadeiras adaptadas para cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida para visitas ao Horto Florestal, outro cartão-postal de Avaré. A ação é uma parceria com a Secretaria Municipal de Turismo.

A proposta de tornar Avaré uma cidade acessível avançou com o recebimento de três novas cadeiras anfíbias para utilização no Camping Municipal por meio do projeto Cidade Acessível do Governo Estadual.

A pasta concluiu ainda em 2022 a entrega de placas sobre atendimento prioritário com o símbolo do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A iniciativa executada nos departamentos municipais é uma parceria com a Secretaria Municipal de Administração.

Mais ações

Paralelamente, a SEDPD investiu em capacitação e formação para técnicos e assistidos pela pasta durante 2022.

Além de visitas a instituições e à Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (REATECH), considerada o principal evento do setor na América Latina, foram realizadas oficinas de Braile, curso de Libras, debate com especialistas sobre Síndrome de Down, simpósio para discutir o Transtorno do Espectro Autista, palestra sobre inclusão e encontros com pais de autistas, entre outras ações.

O ano foi encerrado com a realização do curso “Goalball: Teoria e Prática” voltada para professores e alunos de Educação Física.

Parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, a capacitação discorreu sobre a modalidade paralímpica desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual.

Postagem Anterior Próxima Postagem