OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Ricardo Steinbruch inicia sua gestão na presidência da Abit

JORNAL DO GUMA
Da Assessoria

 

Eleito pelos associados, o empresário e administrador de empresas Ricardo Steinbruch, de 64 anos, atuante há mais de 40 anos no setor, assumiu, a partir deste mês, a presidência da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) para o triênio 2023/2025, juntamente com os novos membros do Conselho de Administração e três vice-presidentes executivos: Giuliano Donini, da Marisol, Flavio Gurgel Rocha, do Grupo Guararapes, e Grasiela Moretto, da Ufo Way.


Da Assessoria

O novo presidente, ligado à Vicunha, sucede a Fernando Valente Pimentel, que ocupou o cargo por duas gestões consecutivas e passa a desempenhar a função de diretor-superintendente e a integrar a galeria de presidentes eméritos da entidade.

Ricardo Steinbruch salienta que a Abit tem atuado de modo eficaz em várias frentes, tanto na proposição de políticas públicas relevantes, quanto na produção e disseminação de conhecimento e ações de apoio e estímulo ao avanço tecnológico e defesa setorial. “Trabalharemos com determinação para que a trajetória da entidade continue bem-sucedida e para a conquista de novas e importantes vitórias para o desenvolvimento da indústria têxtil e de confecção”, enfatiza, ponderando: “teremos um triênio interessante pela frente, com um governo que precisará pensar na reindustrialização do País. Queremos fortalecer ainda mais a entidade com pautas propositivas”.

O novo presidente é bacharel em Administração de Empresas pela FGV -- Fundação Getúlio Vargas. Desenvolveu sua carreira na Indústria Têxtil, onde atua há mais de 40 anos. É Presidente do Conselho de Administração da Vicunha Têxtil, AVCO Polímeros Brasil, Finobrasa Agroindustrial S.A., Pajuçara Confecções S.A. e Fibra Empreendimentos Imobiliários. Conselheiro das empresas: Textília S.A., Elizabeth S.A. Indústria Têxtil, Vicunha Steel S.A. e Vicunha Aços S.A., Diretor Presidente da Vicunha Ecuador S.A., Diretor da Vicunha Uruguay S.A., Diretor Superintendente da Rio Iaco Participações S.A.

Ricardo Steinbruch foi Membro do Conselho da CSN -- Cia. Siderúrgica Nacional e Presidente do Conselho do Banco Fibra. Steinbruch também é membro dos Conselhos do IEDI, ICESP (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), Coscex (Fiesp) e do Conselho Consultivo da Pinacoteca. É Patrono do Masp e Museo Reina Sofia (Madri) e integra o Programa de Associados MAM Rio. É brasileiro, casado e tem três filhos.

Sobre a Abit
A Abit tem 66 anos e é uma das mais importantes e atuantes entidades dentre os setores econômicos do País. Representa a força produtiva de 24,6 mil empresas (desde empresas produtoras de fibras, passando por fiações, tecelagens, malharias, tecidos técnicos, não tecidos, estamparias, aviamentos até as confecções), de distintos portes, instaladas por todo o território nacional, que empregam cerca de 1,36 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual de R$ 161,4 bilhões.

Postagem Anterior Próxima Postagem