OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Taquarituba lança Projeto de Jornalismo Estudantil Comunitário

Na quinta-feira (16), às 13h30, o Teatro Municipal de Taquarituba foi cenário do lançamento do Projeto de Jornalismo Estudantil Comunitário, uma iniciativa promovida pelo Poder Judiciário Estadual em Taquarituba em parceria com escolas estaduais e particulares da comarca. O projeto tem como objetivo desenvolver habilidades em comunicação, promover noções de cidadania, estimular a reflexão sobre a importância do papel da imprensa na sociedade e incentivar o desenvolvimento de habilidades jornalísticas.


JORNAL DO GUMA

De Itaponews

  • A iniciativa conta com a coordenação técnica do jornalista Edison Veiga Junior, graduado em jornalismo pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, pós-graduado em edição pelo Centro de Extensão Universitária da Universidade de Navarra, e autor de oito livros. Nascido em Taquarituba, desde 2018 ele vive na Europa e colabora com veículos como Deutsche Welle, BBC, Radio France Internationale, O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo e UOL. Desde novembro de 2021, ele também é editor de língua portuguesa na editora eslovena Hooray Studios.

O projeto contará com a participação de estudantes do ensino fundamental e médio, que serão responsáveis pela produção de conteúdo jornalístico sobre temas relevantes para a comunidade. Os alunos terão a oportunidade de aprender técnicas de reportagem, redação e edição de textos, além de participar de atividades práticas de cobertura de eventos e entrevistas.

De acordo com Diana Cristina Silva Spessotto, juíza titular da vara única da comarca de Taquarituba, o projeto de jornalismo estudantil comunitário é uma forma de promover a cidadania e o engajamento dos jovens na construção de uma sociedade mais informada e consciente. 

"O jornalismo é uma ferramenta fundamental para a promoção da transparência, da democracia e da justiça. Com este projeto, esperamos contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e participativos”,

 afirmou a magistrada.

O jornalista Edison Veiga Junior, que será responsável pela coordenação do projeto, ressaltou a importância da parceria entre as escolas e o Poder Judiciário na realização da iniciativa.

 “Esperamos que esses jovens participantes do projeto se tornem melhores cidadãos no futuro, pois tudo o que queremos desenvolver, juntos, é o espírito crítico e as habilidades de comunicação. Não importa a profissão que eles escolham abraçar — essas duas características serão muito úteis”, 

comentou o jornalista.

“Além disso, nesses tempos dominados por fake news e tanta desinformação, um projeto assim deve servir para a formação de pessoas com maior capacidade de comunicação ética e responsável, seja na produção de conteúdo, seja no recebimento de informações, com discernimento”, 

avaliou.

O projeto de jornalismo estudantil comunitário está em andamento e conta a participação de alunos de escolas da comarca de Taquarituba. Os resultados da iniciativa serão divulgados por meio de ferramenta eletrônica, que irá publicar os conteúdos produzidos pelos estudantes.

O lançamento do projeto contou com a presença de alunos, familiares e professores da Escola Estadual Prof. José Aparecido Castelucci, Escola Estadual José Penna, Escola Estadual Dimas Mozart e Silva, Escola Estadual Guido Dias de Almeida, Escola Estadual Antonio Tonon, Escola Técnica Estadual Profa. Terezinha Monteiro dos Santos, Colégio Objetivo de Taquarituba e Colégio Anglo de Taquarituba. Além disso, estiveram presentes na solenidade Camila Rosa Alves, Delegada Titular de Taquarituba; Lucyana Fantinatti, Presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Taquarituba; Lauramaria Donizetti Nascimento e Amanda Aparecida Costa Pedroso Oliveira, Procuradoras Jurídicas, representando o Poder Executivo de Taquarituba; Alessandro de Jesus Rosa, Coordenador de Governo e Planejamento de Coronel Macedo, representando o Poder Executivo de Coronel Macedo; José Roberto Rodrigues, Diretor Substituto da Penitenciária de Taquarituba; Josiele de Paula Silva Rezende, Assistente Social, e Mayara Moraes de Menezes, Psicóloga, representando o Serviço Municipal de Acolhimento Institucional de Taquarituba; e Carlos Takashi Gomes Sato Netto, Escrivão Diretor do Ofício Judicial da Comarca de Taquarituba, e Rafael Candeloro Campoi, Assistente Social Judiciário, representando o Poder Judiciário Estadual na Comarca de Taquarituba.

Postagem Anterior Próxima Postagem