OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Lei da vereadora Ana Paula institui a Campanha Check Up Geral nas Mulheres em Avaré

O objetivo da nova legislação é alertar e prevenir a população feminina de todas as doenças 



JORNAL DO GUMA

DA ASSESSORIA


O prefeito Jô Silvestre sancionou a Lei Municipal 2.861, de autoria da vereadora Ana Paula do Conselho (REP), que institui no município a Campanha “Check Up Geral nas Mulheres”. O objetivo da nova legislação é alertar e prevenir a população feminina de todas as doenças, principalmente àquelas que mais matam mulheres como o câncer de colo de útero, de mama entre outros. 

Na justificativa do seu projeto de lei, Ana Paula afirma que a Saúde Pública é uma das prioridades no governo municipal, mas sempre é possível fazer melhorias no serviço prestado pela administração pública. A medicina preventiva é uma ferramenta que pode transformar a vida do cidadão. Pensando na saúde da mulher, já existem exames capazes de detectar a propensão de mulheres em desenvolver câncer.  

“Exemplo desse avanço tecnológico é o exame que faz o sequenciamento genético de HPV (Papilomavirus Humano) que pode detectar a probabilidade de uma paciente vir a desenvolver câncer de colo de útero. Esse tipo de exame já vem sendo aplicado na rede de saúde pública do município de Avaré, o que mostrou grande eficiência na prevenção e tratamento desse tipo de doença”, justifica a vereadora em seu projeto”, destaca a vereadora. 

Além de alertar e orientar mulheres sobre o diagnóstico precoce e prevenção de doenças, a Campanha Check Up Geral nas Mulheres também deverá oferecer exames anuais, conforme recomendação das equipes de saúde da rede básica municipal, considerando o histórico de saúde pessoal e o perfil epidemiológico da população, bem como promoção de atividades como palestras sobre a importância da atividade física, aferição de pressão arterial, orientações nutricionais e indicações de exames preventivos. 

“Além disso, os médicos das unidades básicas de saúde, hospitais e demais equipamentos públicos, ao atenderem a paciente, poderão solicitar exames de análises clínicas, desde que justificados nas diretrizes e protocolos de prevenção à saúde estabelecidos pela Secretaria da Saúde, e ainda exames de imagem, Papanicolau, PCR para pesquisa de DNA do colo do útero para HPV entre outros”, explica Ana Paula.

Postagem Anterior Próxima Postagem