OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

MORRE EROS ALONSO

  • O Jornalista Eros Alonso faleceu neste dia 19 de Agosto de 2023.
Eros, foi vereador, Secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo. Grande ativista das causas sociais em especial ligadas a preservação do meio ambiente.

Jornalista de grandes mídias, inclusive Rede Globo, Eros Alonso atuou inclusive como correspondente de guerra nos anos de 1980.

Foi juntamente como Guma Castellucci diretor do Jornal Taquary News, entre outros veículos de impressa.
JORNAL DO GUMA 
Da Redação

  • Homenagem de Guma Castellucci Jornalista do Jornal do Guma
Fica registrada a homenagem ao amigo Eros, repercutindo um texto que causou muita repercussão, entre os muitos que publicou:

  • Torre da Igreja se inclina e Matriz e Praça S. Roque foram interditadas
Torre deve ser Tombada imediatamente como Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico e Cultural. Agora é hora de Taquarituta mostrar sua força. Taquarituba acordou de um pesadelo. A torre mais alta da cidade, com aproximadamente 40 metros de altura, construída há mais de 60 anos, inclinou mais de 20 cms, rachaduras maiores surgiram na Igreja Matriz e a torre ao se inclinar começou a se separar do prédio da igreja, formando uma rachadura que alarmou a todos.
Até o momento do fechamento desta Edição os moradores e comerciantes apreensivos falavam que os técnicos haviam apontado a necessidade de interdição total em torno de pelo menos 40 metros de diâmetro. Não haverá pelo que parece, uma missa tão cedo na Igreja Matriz. A torre precisa de guindastes gigantescos para sustentá-la enquanto realizam obras de reforço de seus alicerces. Uma obra cara que muita gente fala que a torre será demolida. Outros que outra menor será construída.
Mas e a comunidade católica de Taquarituba? O que pensa? É ela que deve agora tomar frente à resolução do problema, caso contrário fica sem matriz e sem torre. A Prefeitura enviou funcionários para avaliarem a situação.
Técnicos do assunto estão chegando em Taquarituba para avaliar a situação. A torre é um marco, o marco central da cidade. Tem valor histórico e arquitetônico, na verdade deveria já estar Tombada como Patrimônio Histórico, Arquitetônico e Cultural. E portanto, toda obra em seu contorno deveria ser realizada em condições especiais, com questões de segurança mais que redobradas. Mas não, as gigantescas árvores arrancadas literalmente do solo pelas máquinas causaram intensa vibração no prédio da igreja matriz. E foram arrancadas da praça como se estivessem sendo arrancadas de um campo qualquer. Esqueceram-se do velho prédio histórico ao lado, a Matriz. Nossa reportagem registrou esse fato, mas que não é o único motivo que pode ter levado à inclinação da torre. As obras ao lado contribuíram com a situação. Caminhões pesados afundaram o piso de pedras portuguesas ao lado da igreja ao longo dos trabalhos de reforma geral.
A infiltração aumentou com as obras sem dúvida, mas já existiam há anos. Para a cidade não é hora de procurar culpados. É hora de mobilização. É o piso em torno da igreja que
deve ser preservado, impermeabilizado, talvez concretado, mas isso depois da luta que a cidade vai enfrentar para manter essa torre em pé. A Prefeitura sem dúvida irá ajudar, mas cabe à comunidade católica tomar as rédeas. Certamente haverá uma campanha para arrecadar fundos. Tanto a Prefeitura como os moradores da cidade sabem que não se trata de apenas uma torre de igreja, e o Poder Público não pode gastar em igrejas, mas da manutenção do monumento principal da cidade a Prefeitura pode e deve gastar. A Torre deve ser Tombada por Lei imediatamente. Esse é o primeiro passo. Cabe à Câmara de Vereadores de tomar as devidas providências. Mais que um pedaço de um templo qualquer de Religião, a torre, se não é o coração de Taquarituba é a cara da cidade, é monumento.
Tão monumento que até nas piadas dizem que agora Taquarituba ganhou sua torre de Pizza...

do Jornal Taquary News Eros José Alonso
Postagem Anterior Próxima Postagem