OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Cachaça SP: governo do estado promove o 1º concurso estadual de cachaça

O governo do Estado de São Paulo está promovendo até janeiro de 2024, o 1º Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista, “Cachaça SP”. Os rótulos disputam, em três categorias, quais são as melhores cachaças do estado. 
  • A divulgação dos vencedores será feita durante a Agrishow de 2024, em Ribeirão Preto.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

JORNAL DO GUMA
De Brasil-61

Coordenador das Câmaras Setoriais e Temáticas, José Carlos de Faria Junior é o responsável em organizar o concurso. Ele explica que todos os produtores de cachaça alambique e artesanal, do estado de São Paulo, podem participar do concurso. “O intuito é apresentar ao público a quantidade de cachaças que temos no estado, de ótima qualidade. Esses produtores terão como premiação um certificado, vão ter direito a usar um selo nos seus rótulos”, explica.

De acordo com Faria, os critérios técnicos estão em uma resolução que trata do concurso no site da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

“A questão de sanidade, sabor e outras questões que levam ao público ter uma experiência agradável com a degustação do produto serão levadas em conta”,

 ressalta.

Segundo a Secretaria, São Paulo representa 45% da produção nacional da cachaça, com mais de 400 unidades que produzem a bebida no território paulista. Faria informa que o estado é o maior produtor de cachaça no Brasil; além de ser o maior mercado consumidor e exportador. “Inclusive as cachaças do estado são as mais premiadas no exterior. Então a gente quer com esse concurso é aproximar o consumidor desse produtor, incentivar o turismo rural e outras atividades ligadas à produção da cachaça”, afirma.

Hoje, a estimativa é a de que o Brasil tem capacidade para fabricar mais de um bilhão de litros de cachaça anualmente, o que gera mais de 600 mil empregos diretos e indiretos. A liderança na indústria de cachaça é atribuída à considerável produção de cana de açúcar no estado de São Paulo.

Leia mais:

SP: Defesa Civil aponta que o estado de São Paulo deve bater recorde de temperatura

SP: rodovias vicinais e estaduais recebem modernização em 41 municípios



Fonte: Brasil 61
Postagem Anterior Próxima Postagem