OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Veja como funciona o Laboratório Antipirataria da Anatel que promete acabar com o 'gatonet'

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) inaugurou, no inicio do mês, o Laboratório Antipirataria, especializado no combate contra 'gatonet' e TV Boxes clandestinos. O local possui 12 telas de monitoramento e pode ser acessado remotamente.

JORNAL DO GUMA
por Redação Itatiaia

@GLOBO


De acordo com o superintendente de Fiscalização, Hermano Barros Tercius, desde o início das ações contra pirataria, foram realizadas 29 operações, que apreenderam 1,4 milhão de aparelhos e bloquearam mais de 1,4 mil endereços.

A instalação conta com ampla flexibilidade para desenvolver métodos que auxiliem no combate e consigam fazer até cem dispositivos piratas pararem de funcionar.

Existe também a possibilidade de expansão das atividades. De acordo com o superintendente, em junho passado, o Núcleo de Investigações de Crimes Cibernéticos – NICC (CyberGAECO), do Ministério Público de São Paulo solicitou uma ação conjunta, que resultou na queda de mais de 26% no volume de tráfego dos sites piratas.

“A Anatel possui o cadastro completo dos prestadores de banda larga do País. Sabe quais são os mais relevantes quanto à conectividade e à quantidade de acessos e tem contato constante com os prestadores de serviços de telecomunicações. Isso coloca a Agência em uma posição estratégica para a coordenação da execução de decisões de bloqueio, sejam administrativas ou judiciais. E essa coordenação se faz muito necessária em um ambiente aberto como a internet, em que há desde pequenos provedores de conexão até grandes plataformas tecnológicas de comércio e de serviços virtuais”, relata.
Postagem Anterior Próxima Postagem